Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Gisele Victor Batista

Você sabe qual a relação entre ESG e ODS?

04/10/2023 17h49 | Por: Gisele Victor Batista

O ESG vem do termo do inglês (Environmental, Social, Governance) e refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança que as empresas e investidores usam para avaliar o desempenho e o impacto das empresas em áreas como mudanças climáticas, responsabilidade social corporativa, diversidade e ética nos negócios. O conceito surgiu no mercado financeiro, em 2005, e tem ganhado notoriedade nos últimos anos, pois fornece uma estrutura para avaliar como as empresas estão contribuindo para a realização dos ODS.

Por outro lado, os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) fazem parte da Agenda 2030, a qual foi adotada por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), em setembro de 2015 e representa os instrumentos necessários à construção de um futuro justo e inclusivo, que preserve a biodiversidade e gere oportunidades equitativas a todos os seres humanos, indiferentemente da posição geográfica de seus países, bem como o nível de desenvolvimento econômico que se encontram. Os ODS foram estabelecidos como uma agenda global para abordar desafios como a pobreza, a fome, a igualdade de gênero, a ação climática e outros até 2030.

A relação entre ESG e ODS está no fato de que eles compartilham objetivos e princípios semelhantes: são um chamado para a ação global, uma vez que possuem o propósito de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento global.

O ESG pode ser visto como uma ferramenta ou abordagem que as empresas podem adotar para contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alinhando suas operações e estratégias com os princípios e metas dos ODS. Isso significa que empresas que adotam práticas ESG responsáveis podem desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento sustentável global.

Colocando de forma bem didática, a Agenda 2030 fornece as diretrizes sobre a sustentabilidade que uma empresa, instituição, governos e sociedade civil devem apresentar ao implantar os seus projetos, e o ESG é a parte prática, de forma simples e objetiva. São conceitos que se somam e que devem fazer parte do conhecimento das lideranças, para adequá-los à realidade de suas empresas.

Ao olhar de forma mais abrangente sobre esta temática, as organizações podem traçar estratégias mais assertivas, reforçando o seu protagonismo na implantação de agendas de sustentabilidade e criando novos mecanismos para o melhoramento da marca corporativa.

Venha fazer parte das transformações que o mundo precisa!
Se você ou sua empresa pode fazer mais e melhor para cuidar das pessoas e do planeta, faça parte do Movimento Nacional ODS SC. É um movimento social constituído por voluntários, de caráter suprapartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

 

Gisele Victor Batista

Sustentabilidade em Pauta

Top Voice Sustentabilidade
e ESG LinkedIn

Diretora da Harpia Meio Ambiente
Coordenadora Adjunta de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
contato@harpiameioambiente.com.br

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.