Segunda-feira, 20 de maio de 2024

COLUNISTAS

Glauco Moretti

Hercílio Luz e Criciúma: todos já saíram perdendo

08/03/2024 08h14 | Por: Glauco Moretti

Clima: fervendo

A realidade é uma só: Dentro de campo, ninguém faz a menor ideia de quem será o vencedor no confronto entre Hercilio Luz e Criciuma, mas fora de campo, todos já saíram perdendo. Os bastidores foram e estão sendo quentíssimos antes do primeiro mata a mata entre as duas agremiações. Os preços dos ingressos e a questão relacionada ao VAR foram os estopins de uma crise que se estabeleceu entre as duas agremiações. 

Regulamento

A verdade relacionada ao VAR é que o regulamento enfatiza apenas que o dispositivo não seria utilizado apenas na primeira fase da competição. Acontece que, segundo o CEO do HL, ele teve garantias do presidente da FCF que não seria utilizado na primeira partida do confronto, em jogo disputado no Aníbal Costa, pois o estádio, segundo o Hercílio Luz e a empresa responsável pelo VAR, não reúne condições técnicas para a instalação do mesmo. Mas, até agora ninguém apresentou documento com essas garantias, e o boca a boca não vale em algumas ocasiões e para algumas pessoas. Não existe informalidade numa relação de negócios. 

VAR

Vale lembrar que o dispositivo foi o utilizado no confronto entre as duas agremiações na semifinal do ano passado. Então, essa questão está superada. Teremos VAR nos dois jogos do Catarinense. Entendo o lado do Hercílio, pois, o Leão se sente prejudicado num lance específico de suposto impedimento da semifinal ano passado. Mas, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não querer o VAR por conta de um suposto trauma passado, pode prejudicar o presente, pois o erro humano é muito mais corriqueiro que o erro do dispositivo. 

Tigre se aprontando

Dentro de campo, uma coisa é certa. As duas equipe vem com força máxima. Alheio ao problema, o Tencati, técnico carvoeiro monta suas peças. No trabalho de quarta, o técnico Cláudio Tencati não realizou um trabalho coletivo, mas dividiu a defesa de um lado do campo, enquanto o ataque estava em outra ponta. Na defesa, Tencati mandou a campo os laterais Claudinho e Marcelo Hermes e os zagueiros Rodrigo e Wilker Ángel. Já na parte ofensiva estavam Fellipe Mateus, Marquinhos Gabriel, Felipe Vizeu e Éder. O comandante tricolor testou algumas formações com os volantes, mas nada definido.

Copa do Brasil

Logo após o fim do primeiro jogo do Catarinense contra o Leão, o Criciúma viajará para Brasília (DF) para enfrentar o Brasiliense na próxima semana pela segunda fase da Copa do Brasil. O embate ocorrerá na quinta-feira, dia 14 de março, no estádio Serejão, a partir das 19 horas. O horário e o local do jogo foi definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com capacidade de 27 mil pessoas, o estádio Elmo Serejo Farias, mais conhecido como Serejão, fica localizado no Centro Metropolitano, em Taguatinga. A segunda fase iniciará nesta quarta-feira, dia 6, e será concluída no dia 14 de março. Nesta fase, os jogos também serão disputados em partida única, porém sem vantagem do empate. Em caso de empate, a classificação será decidida nos pênaltis.


Rápidas

- Problema de comunicação ou retaliação por conta do VAR, não sei, mas ficou mal para o HL mudar o valor de ingresso de um dia para o outro. 

- Não que o HL não tivesse direito, até porque a diretoria do Tigre apelou quando definiu o ingresso a R$ 200. Um absurdo em se tratando de futebol catarinense.

Glauco Moretti

Tigre sobrando

15/02/2024 00h00 | Por: Glauco Moretti
Foto: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa C.E.C.

Que o Criciúma está sobrando na competição, todo mundo sabe. Que é o principal favorito à conquista do título, também não é novidade pra ninguém. Que pelo elenco que possui, entrosamento e afinidade com o técnico Claudio Tencati, a situação é muito confortável, parece mais que óbvio. Então, sim, o Tigre flutua até o momento no Catarinão, mas, nem tudo são flores. 

 

Sexta vitória 

Desta vez, longe do seu torcedor, o Criciúma chegou a sexta vitória em sete rodadas do Campeonato Catarinense. Diante do Avaí, o Tigre fez três gols e apesar de levar dois na segunda etapa, garantiu os três pontos. Vale lembrar que o Avaí estava com maioria numérica desde o primeiro tempo, com a expulsão do zagueiro Rodrigo. Na segunda etapa, Hermes também foi punido.  

 

Vizeu corajoso 

Outro destaque ficou por conta do centroavante do Tigre, Felipe Vizeu. Ele viveu um misto de emoções. No mesmo dia do jogo contra o Avaí, a tarde, o atacante do Criciúma soube da morte do pai, Marco André Vizeu do Carmo, de 59 anos. Mesmo abalado, pediu para seguir na concentração tricolor em Florianópolis e, horas depois, marcou um gol sobre o Avaí. Nas redes sociais, que virou lugar de ódio, muitos que não são torcedores do Criciuma, criticaram Vizeu, dizendo que ele colocou o dinheiro acima da família, mas a maioria ressaltou a atitude corajosa do mesmo. Força, Vizeu.  

 

Próxima 

O confronto agora é contra o Brusque, pela oitava rodada. O Tigre joga em casa, e apesar dos desfalques, segue sendo favoritaço para a partida. Além disso, pega o Brusque fragilizado, uma vez que o time do “Véio da Havan”, está uma colocação acima da zona do rebaixamento. Como o Criciúma não tem nada a ver com isso, é uma oportunidade a mais para empurrar o adversário cada vez mais pra baixo.  

 

Rápidas: 

  • Chapecoense que se cuide. Se depender de um resultado na última rodada contra o Tigre, no HH, vai se lascar. Depois do ano passado na Série B, o torcedor certamente deseja uma vingança. 

  • Criciúma fez sua primeira viagem com o novo ônibus. Dois milhões de reais foi o investimento, que promete ajudar muito na logística do clube, principalmente na Série A. 

  • Criciúma carece de reforços urgentemente. Barcia, Candelo, João Carlos e mais alguns, não parecem ter condições de jogar na elite. Mas ainda é preciso mais tempo a eles.  

Glauco Moretti

Primeira taça

18/01/2024 19h23 | Por: Glauco Moretti
Foto: Celso da Luz / EC Criciúma

O Tigre iniciou a temporada de 2024 levantando o primeiro caneco. Apesar de ser uma taça com zero expressão, pois não vem associada com nenhuma premiação, nem classificação para absolutamente nada, a Recopa Catarinense vai compor a galeria de troféus do Estádio Heriberto Hulse. 

Fácil

A vitória foi definida ainda no primeiro tempo com gols marcados sem nenhuma resistência do adversário. Aliás, o jogou foi iniciado depois de uma torrencial chuva, iniciada meia uma hora antes do confronto. A drenagem passou no teste, assim como os setores de marcação do Tigre, que não deram qualquer chance ao Marcílio Dias, restando o chute de uma bola na metade do primeiro tempo que foi parar na arquibancada e outra no segundo tempo que o Gustavo defendeu como se fosse um goleiro de handebol. 

Estreantes

Esse “jogo treino” serviu também para Tencati realizar duas estreias. Com estilo brigador, Renato Kayser jogou pelas duas pontas, e me levou a acreditar que vai ser muito útil ao longo do ano. Já o uruguaio Baltasar Barcia jogou por 30 minutos, iniciou inseguro, lento, mas que se soltou na parte final, inclusive arriscando a gol. 

Marquinhos Gabriel 

Agora, fiquei muito feliz com o jogo do Marquinhos Gabriel. Muito bem fisicamente, buscou a bola ao longo de todo o jogo, criou, distribuiu e foi muito importante no meio fazendo uma aproximação fundamental com Felipe Mateus e Claudinho. Me deixou muito feliz, pois teve a temporada passada extremamente apagada, a ponto da torcida desejar a sua saída do clube.

Novo reforço quase fechado

Mais um jogador sul-americano pode reforçar o Criciúma. O zagueiro Wilker Ángel, de 30 anos, negocia com o Criciúma. Ele está no Aucas/EQU e é titular da seleção da Venezuela. 
A informação é do jornalista Mario Sánchez e a negociação foi confirmada ao blog pelo gerente de futebol do clube, Alex Brasil. De acordo com ele, a negociação estaria avançada. "80% de chances de Wilker Ángel defender o Criciúma", afirmou Sánchez em seu canal no YouTube. 

Rápidas

  • A chuva espantou mas mesmo assim mais de 10 mil torcedores viram a fácil vitória contra o Marcílio Dias
  • Para a estreia do estadual contra o Figueirense, e por se tratar de um clássico, já são esperados mais de 15 mil no sábado.
  • Não há pressa em promover a estreia dos jogadores que chegaram. Trauco é um deles, por exemplo. Melhor dar as condições ideais de preparo físico para estreia mais pra frente.
  • Criciuma inicia a competição como amplo favorito, com Avaí, Brusque e Chape correndo por fora.  
     
Glauco Moretti

Start com o Tigre

12/01/2024 15h40 | Por: Glauco Moretti
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Inicio a temporada de 2024 como colunista de esporte do Portal SC Todo Dia mirando exclusivamente o Criciuma Esporte Clube. O clube tem um ano importantíssimo pela frente, onde vai disputar a Recopa, Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série A. Certamente, é o ano mais importante do clube em uma década. E portal vai acompanhar tudo bem de perto.

Reforços

No entanto, o que mais se comenta no Heriberto Hulse são os reforços que estão chegando e os que ainda restam chegar. O torcedor ficou aflito e dividido com a “demora” no anúncio de contratações, mas os nomes que estão sendo divulgados de maneira geral estão agradando a massa carvoeira. Principalmente, o peruano Trauco, lateral esquerdo, que estava no futebol dos EUA, mas que fez “nome” no Brasil defendendo o Flamengo.

Apresentados

Além de Trauco, Renato Kayzer, Baltasar Barcia e Yerson Candelo também já treinam no CT Antenor Angeloni. Baltasar Barcia é um meio-campista uruguaio e o Criciúma será o primeiro clube brasileiro da carreira do atleta de 22 anos. Barcia estreou no profissional no Rentistas, do Uruguai, onde ficou até 2022. Neste ano, defendeu o Independiente em 27 partidas, somando um gol e duas assistências na Primeira Divisão da Argentina.

Candelo

Yerson Candelo será o novo lateral-direito do Criciúma. Assim como Barcia, o Tigre será o primeiro clube brasileiro do atleta, de 31 anos. Em 2023, Candelo estava no sexto ano seguido defendendo o Atlético Nacional (Colômbia), até se transferir para o Aucas, onde terminou a temporada como titular absoluto na Liga do Equador e Libertadores. No total, pelos dois clubes, foram 39 partidas, somando dois gols e oito assistências. Além destes clubes, o atleta ficou seis anos no Deportivo Cali (Colômbia) e duas temporadas e meia no Querétaro (México).
 

Glauco Moretti

Campeonato começa agora!

13/03/2023 19h59 | Por: Glauco Moretti

Eis que, restando um mês para o fim do Campeonato Catarinense, ele finalmente começou. A primeira fase, terminada no último sábado, até tem seus encantos, mas chegou o momento crucial da competição, onde o mata-mata separa os adultos das crianças e onde terminar na primeira colocação da primeira fase, ou na oitava colocação, não significa muita coisa!

Um dos favoritos
Há quem diga que isso possa ser um desmerecimento pela campanha do Hercílio Luz na competição, mas definitivamente não é. Hercílio é um dos oito favoritos, mas não pela campanha da primeira fase, mas sim pela regularidade apresentada dentro de campo, pela solidez do seu futebol e por apresentar qualidades técnicas que o colocam nessa condição. Mas repito, vai ter que provar tudo isso a partir de agora, nesse novo campeonato que começa, com jogos de 180 minutos em que errar é fatal. 

Duelos
Hercílio Luz e Figueirense revivem o mata-mata do ano passado em condições parecidas. Naquela oportunidade, o Leão do Sul também terminou na frente do time do estreito na primeira fase, mas sucumbiu na eliminatória de dois jogos. Neste ano a história é diferente, pois além do time de Tubarão ser muito mais forte tecnicamente, o time do Figueirense é um horror, um revirado de time, uma bagunça, com uma falta de organização onde se torna um milagre trocar mais de três passes sem errar. Hercílio é favorito, mas repito, não poderá errar. 

Outros confrontos
Nos outros jogos, o Criciuma enfrenta o Avaí, com o segundo jogo em Criciúma, a Chape joga com o Barra, e o segundo jogo é em Chapecó e por fim, Brusque e Concórdia jogam com Brusque enfrentando o Galo em casa na segunda partida. Aliás, tenho curiosidade nesse confronto, pois não considero o Brusque tão favorito assim, diante da regularidade do time do Itamar Schulle.

Rápidas:
O que preocupa no Leão é a falta de inspiração nos últimos jogos. Essa maneira burocrática de atuar incomoda o torcedor. 
Corinthians nadou e morreu na praia.

Cássio quase nunca erra, mas quando erra, beira o inacreditável.

Essa semana tem Vasco e Flamengo. Será que VP cai?

Viúvas de Jorge Jesus estão com uma fé inabalável. À toa.

Glauco Moretti

Sempre nos detalhes

27/02/2023 18h01 | Por: Glauco Moretti
Foto: William Lampert/Hercílio Luz FC/Divulgação/SCTodoDia

O Leão do Sul segue soberano na primeira posição na primeira fase do Campeonato Catarinense? Isso é o suficiente para colocá-lo com um dos favoritos ao título? Sim, com certeza! Porém, é preciso deixar claro que o mata-mata é uma competição à parte, onde outros também chegam em ascenção e onde, principalmente, os detalhes fazem a diferença. 

Chances e o gol
No jogo contra o Joinville, o Hercílio Luz mais uma vez teve posse da bola no maior período do jogo e as melhores chances. Um caminhão de chances. No entanto, o gol só veio através de uma falha grotesca do goleiro do JEC, Glauco. O que não tira em nada o merecimento do time da casa, que segue com uma campanha impecável até aqui no Estadual.

Tem jeito
Não podemos deixar de citar também as estreias, sobretudo a de Leozinho, jogador recém-contratado vindo do futsal. As dúvidas que pairavam sobre seu desempenho certamente se dissiparam. Já se mostrou um ótimo jogador, e com um técnica que, se aprimorada, vai transformá-lo em um atleta destaque também nos gramados. 

Renan Bressan
Já Renan Bressan, desligado precocemente do Criciúma, onde teve poucas chances com o técnico Claudio Tencati, mostrou que estava bem condicionado e participativo no período em que esteve em campo. Certamente já trouxe mais qualidade ao setor de meio-campo e vai ajudar demais o time, principalmente no que tem de melhor, que é o passe e a bola parada. 

Rivalidade
Mais ao Sul, o Criciúma fez um bom jogo contra um dos seus maiores rivais de SC, o Figueirense. Aliás, que péssimo time esse do Alvinegro da capital. Não consegue trocar três passes e mal levou perigo ao gol do time carvoeiro. O Tigre teve amplo domínio, mas jogou mal no primeiro tempo com seu gol saindo no finalzinho da primeira etapa, no único lance que fugiu de uma mesmice burocrática. No segundo tempo não, o elenco da casa amassou o Figueira, que só não saiu goleado porque desperdiçou uma infinidade de chances. 

Rápidas

• Na segunda fase da competição, o fator emocional vai pesar com a mais absoluta certeza! Quem estiver preparado para os momentos de dificuldade, vai prevalecer.
• A Seleção Brasileira vai jogar pela primeira vez de verde na sua história. A ,passrtida será no Estado do Amazonas. Curioso, certamente.

Glauco Moretti

Acima do que se esperava

06/02/2023 21h02 | Por: Glauco Moretti

Realmente, a campanha do Hercílio Luz no Catarinense está surpreendendo até os torcedores mais otimistas. E o otimismo não está apenas pelos resultados conquistados, mas sim pela maneira como eles têm sido somados. Surpreende a maturidade de uma equipe que sabe sofrer, que entende o melhor momento de sair para o jogo e aquela pitada de sorte indispensável para qualquer equipe. Tudo isso está acontecendo com o representante da cidade no Catarinão. 

Soube sofrer
Confesso que fiquei admirado no jogo em Floripa em ver o Leão não ter tomado gol do Atlético Catarinense, principalmente no primeiro tempo. Foram 11 tiros em direção ao gol da meta hercilista na primeira etapa, bola na trave, gol perdido praticamente em cima da linha, um verdadeiro bombardeio. Porém, o gol hercilista estava intransponível e mesmo que no futebol não exista justiça, foram mais três pontos somados pelo líder do Catarinense. 

Pitada de sorte ou zica em excesso
Dizem que a sorte acompanha os competentes. Em compensação, a sorte que tem sobrado ao Leão, tem faltado ao outro representante do Sul, adversário do Hercílio Luz na próxima quarta-feira. Verdade que o Tigre vem capengando na competição, mas em diversas oportunidades tem muito mais volume que o adversário, porém sem conseguir concretizar em gol, também por ineficiência dos seus atacantes. Com Éder e Fabinho para estrear somente dia 12, certo que a defesa do Leão vai ter pouco trabalho contra o ataque do Criciuma. 

No mundial
Mundial de Clubes em andamento, com Real Madrid e Flamengo como favoritos, sendo que ambos não se encontram nos seus melhores momentos. Difícil fazer um prognóstico do que vai acontecer, mas o clube espanhol é muito cascudo, com uma defesa imensamente forte, e com um ataque que não desperdiça as poucas oportunidades que têm. Mas, se confirmarem as campanhas, que vai ser um jogaço, não tenho dúvidas. 

Rápidas:

E o Luizito hein. Matador implacável, não inventa diante do goleiro. 
Difícil achar algum problema no time do Palmeiras. Dá gosto de ver jogar.
Não tenho paciência com esse tipo de confusão que aconteceu em Curitiba, envolvendo mais um Atletiba. Pune-se em 10 jogos cada jogador envolvido. No mínimo.

Glauco Moretti

Estamos de volta! "Bola parada"

30/01/2023 20h30 | Por: Glauco Moretti

A bola rolou por todos os cantos do país no fim de semana, menos… em SC. Isso mesmo. Por motivos contratuais, foi necessário priorizar a transmissão da final da SuperCopa, entre Flamengo e Palmeiras e, assim, toda a rodada foi adiada, o que muita gente não conseguiu entender. Nem eu. 

Ajuda ou atrapalha?
E penso que essa paralisação atrapalha quem está no topo e ajuda quem está na parte inferior da tabela. Logo, o Leão do Sul, que vem fazendo uma boa sequência, pode ter seus ânimos afetados, enquanto o Criciúma, que não engrenou até aqui, pode voltar mais forte com elenco que tem e com o que ainda vai estrear. Mas tudo são incertezas ainda na competição, pois a temporada segue no início.

No detalhe
E por falar na SuperCopa, o jogo envolvendo Palmeiras e Flamengo teve tudo que os amantes do futebol brasileiro mais esperam. Jogo ofensivo, times preocupados em ganhar e não em tumultuar, golaços e partida decidida no detalhe. Palmeiras ficou com o caneco no melhor embate do ano até aqui.
Sem empolgação

Isso quer dizer que estamos melhorando nosso nível em relação a outros países, sobretudo na Europa? É evidente que não. Futebol brasileiro está anos-luz de outras partes do mundo e esta final deixou claro que nos contentamos com pouco, com um jogo bom em um universo de muitos péssimos que precisamos nos deparar semana pós-semana. 

Comando zero
Coisas que acontecem somente no futebol brasileiro. O lateral Calegari, do Fluminense, cobrou um pênalti pela primeira vez na carreira e desperdiçou, o que influenciou diretamente no resultado do clássico. A escolha pelo lateral como cobrador gerou debates e críticas da torcida tricolor, já que Ganso e outros nomes com retrospecto favorável estavam em campo. Ganso, Arias e Cano atuavam na partida no momento da cobrança. Se isso não é falta de comando, não sei o que é. 

Rápidas:
- Pode a arbitragem falar o que quiser, liberar os áudios, etc., mas este colunista aqui não daria gol do Palmeiras. Maycke interferiu e atrapalhou no quarto gol do Verdão. 
- Se Abel Ferreira já é visto por muitos como o maior treinador da história do Palmeiras, ele caminha para se tornar o mais vencedor também. O português passou o amigo, Luiz Felipe Scolari, na lista de técnicos com mais títulos pelo Verdão. Até sábado, ambos estavam empatados, com seis conquistas para cada.
- Abel é meu preferido para assumir a Seleção.

Glauco Moretti

Sem surpresas

28/10/2021 15h03 | Por: Glauco Moretti

Dizer que o futebol é “uma caixinha de surpresas”, hoje em dia, não é justo. Pois, definitivamente, não existe mais time bobo ou time pequeno. O jogo Atlético Paranaense e Flamengo nos mostrou isso no meio de semana. Ao Flamengo cabia um amplo favoritismo, principalmente, depois do empate em dois gols no jogo de ida. Porém, hoje em dia, no futebol, isso não significa nada.

Mal demais

Quando se esperava um Flamengo dominando, na realidade quem fez isso foi o time adversário. Aproveitou-se de um meio campo fragilizado e de uma defesa ainda mais fragilizada do Mengão e adotou uma estratégia perfeita em não deixar o Flamengo jogar, minando a paciência do time carioca. O Atlético Paranaense venceu naturalmente seu adversário, cabendo ao Flamengo apenas 15 minutos de jogo intenso no início do segundo tempo. E mais nada.

Futebol não perdoa

Diante de tanta fragilidade e falta de organização, o técnico do Flamengo, Renato gaúcho foi xingado pela sua própria torcida no final do jogo. Acabou colocando o cargo a disposição. A diretoria não aceitou mas ficou evidente que o técnico não fica se a Libertadores não for conquistada no final de novembro.

Desdenhou 

Logo Renato que desdenhou algumas vezes do trabalho de Jorge Jesus no Flamengo, dizendo que "se tivesse um time de 200 milhões, faria jogar bonito e ganhar". Agora ele tem. Não faz uma coisa nem outra. Humildade no futebol nunca é demais.

Rapidas

- Flamengo sem Arrascaeta é time comum?

- Leão do Sul classificado para a próxima fase da Copa SC. Mas precisa melhorar pra levantar a taça.

- O melhor time do Brasil deve levar a Copa do Brasil e o Brasileiro. E vamos lembrar que o Cuca é o treinador.

- Campeonatos nacionais se afunilando. E os Catarinenses brigam em cima e em baixo na tabela.

Glauco Moretti

Brasileirão pegando fogo

05/10/2021 11h15 | Por: Glauco Moretti

Mais uma rodada importante do Brasileirão que trouxe surpresas, e fez estacionar o ímpeto de quem ainda teria capacidade de “incomodar” o líder do campeonato. O Atlético Mineiro segue soberano, principalmente depois da vitória diante do Internacional, que vinha sendo o de melhor aproveitamento no returno da competição.  

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.