Domingo, 19 de maio de 2024

COLUNISTAS

Iany Niero

Etiqueta e imagem adequada ao ambiente de trabalho: cada dia mais necessária

05/03/2024 15h32 | Por: Iany Niero
Imagem: Tangerino

Na semana passada uma postagem da revista Forbes movimentou as redes sociais. O título: “Falta de etiqueta prejudica Geração Z no mercado de trabalho”, um tema que pode ser novo para muitas pessoas, mas nada novo para mim, que trabalho com etiqueta em empresas há 7 anos. 

A falta de etiqueta por parte de um profissional, seja ele, colaborador, gestor, empresário, afeta significativamente a sua imagem profissional, não falo aqui somente da Geração Z, mas de todas as gerações. Ter um comportamento adequado no ambiente de trabalho, se vestir bem e ter uma boa apresentação pessoal, é fator decisivo para conseguir uma vaga, se manter nela e alcançar melhores posições e salários.

Mas vou falar da Geração Z. Nascida no século 21, entre 1995 e 2010, a era da transformação digital, essa geração conversa em uma linguagem tecnológica, redes sociais, aplicativos, dialogam por mensagens abreviadas, gírias e figuras. Isso é espontâneo, captam informações com rapidez e encontram soluções rápidas para desafios que outras gerações não encontram. 

 Qual o lado bom disso? Cada vez mais o mercado exige pessoas modernas, dinâmicas e que dominam a tecnologia.

Temos um lado não tão bom? Temos. Essa geração tem sérios problemas com hierarquia, não gostam de rotina maçante, muitas vezes são avessos a cumprir horários, tem tendência a agitação e imediatismo, não demonstram proatividade (não fazem nada além daquilo para que foram contratados), características que acabam sendo malvistas no mercado de trabalho.

E não para por aí. Segundo pesquisa da plataforma de currículos Resume Builder (EUA) para 74% dos líderes americanos, essa é a geração mais difícil de lidar e trabalhar. Dados apontam que 58% se vestem mal, 57% não fazem contato visual e 39% não se comunicam bem, sendo assim 3 em cada 10 recrutadores evitam contratar pessoas dessa geração, preferindo pessoas com mais idade, que tenham compromisso, boa imagem pessoal e bom comportamento.

Será que existe uma solução para isso? Sim.  Desenvolvimento contínuo e gestão de pessoas é fundamental. É urgente que as empresas capacitem essa força de trabalho, ensinando de acordo com as suas necessidades, para que aprendam na prática, como se vestir para o trabalho, noções de etiqueta corporativa e relacionamento com colegas e clientes. A dica de ouro é ENSINAR para que a rotatividade não seja tão grande, tão onerosa e a imagem da empresa não seja prejudicada.

BjBj 

Iany Niero
 

Iany Niero

Moda & Modos

Moda é sobre o nosso comportamento e posicionamento! Representa uma forma de vestir, se comunicar, transmitir atitude e, até mesmo, de contar ao mundo um pouquinho de quem somos. Quer ficar informado sobre as tendências contemporâneas? Te convidamos a mergulhar neste mundo todas as quintas-feiras!

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.