SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Quarta-feira, 25 de maio de 2022

COLUNISTAS

Ismael Silveira

Temporada das montanhas

18/05/2022 09h10 | Atualizada em 18/05/2022 20h21 | Por: Ismael Silveira
Imagem: Ismael Silveira

O verão é uma estação incrível pelo calor, pelas praias que estão sempre disponíveis e pela facilidade de encontrar cachoeiras espetaculares para acampar ou passar uma agradável tarde.

Depois de passar os quatro primeiros meses do ano explorando trilhas que acabam no mar, e caminhos pela natureza que levam até quedas d'água intocáveis, chegou a vez das montanhas. A água fria que corre pelo granito milenar, 300 milhões de anos, dos rios da nossa região, estavam aquecidos até então. E o que antes era uma temperatura convidativa ao mergulho, não é mais uma opção, após a mudança da estação.

 

 

Ismael Silveira

Ponta da Felicidade

18/04/2022 10h39 | Atualizada em 18/04/2022 13h40 | Por: Ismael Silveira
Imagem: acervo pessoal

Cheguei, com espinhos cravados na palma da mão, a um lugar com vista para o mar, que tomou uma hora de caminhada, suor, e uma leitura anterior sobre o caminho. A vista é espetacular, de encher os olhos, o nome faz referência ao sentimento que o ser humano mais busca: Ponta da Felicidade.

Existem lugares de tirar o fôlego, e lugares em que você chega e sente uma energia revigorante, que te leva até outro instante.Um lugar onde você perde a noção do tempo, onde você desliga o celular, senta na grama e respira. Essa sensação faz todo o suor do caminho valer a pena.

Ali moram urubus e carcarás, únicos que vivem constantemente no local. Há alguns dias em que o vento é forte, e em outros, nem tanto. Assim, nos dias de vento calmo, pequenas aves coloridas pousam pelo costão. A minha dica é: leve água, pois o local não possui nascente; e mantenha distância segura dos costões.

 

Ismael Silveira

Acostume-se com a natureza

18/02/2022 09h37 | Atualizada em 18/02/2022 12h39 | Por: Ismael Silveira

A relação que temos com a natureza depende muito do quanto estamos dispostos a observar, e creio que esse hábito vai muito da nossa bagagem pessoal. Começa na infância, pense: desde pequeno, o quão você foi incentivado a interagir, aceitar e descobrir? Como consequência, na maioria das vezes, na vida adulta você possivelmente manteve esse interesse e curiosidade.

Vejo amigos que trabalham como guia respondendo informações tão básicas aos turistas, e penso que essas pessoas sabem muito pouco, ou nada, sobre si mesmas. Nunca se desafiaram a descobrir a capacidade do próprio fôlego e pensam em uma trilha como um ticket, como um hambúrguer, como um objeto qualquer.

 

Ismael Silveira

As cobras no caminho

27/12/2021 10h52 | Atualizada em 27/12/2021 13h53 | Por: Ismael Silveira

O verão é a estação onde os répteis procuram as pedras quentes para se aquecer. Pelas trilhas, lagartos, cobras e até aranhas são facilmente avistados. No verão, toda a fauna e flora dos biomas que existem no nosso estado estão em plena atividade, do litoral até as planícies do oeste os animais e as plantas estão celebrando o sol.

Trilhas que envolvem caminhos próximo de rios tem uma incidência muito grande de animais que podem ferir e assustar, o que para um trilheiro experiente pode ser motivo de entretenimento, já para uma pessoa que não está acostumada, pode ser o pior momento do dia.

Ismael Silveira

O turista trilheiro

26/12/2021 09h00 | Atualizada em 27/12/2021 14h04 | Por: Ismael Silveira

As opções para aventuras na natureza são muitas. As fotos ficam espetaculares, os lugares incríveis e quando se fala em fazer longas trilhas nessa época do ano, todo cidadão de férias aceita. Se for o seu caso, converse com seu guia sobre o esforço do caminho, tenha consciência e respeito ao seu corpo e capacidade física, atividades em lugares ermos exigem preparo, e um problema simples de saúde pode se revelar com intensidade diferente longe do resgate.

Geralmente o turista compra o guiamento apenas pensando na foto, no ticket pago em débito, e esquece do trajeto, do esforço, do calor, do quanto seu corpo está acostumado ao calor às vezes sufocante em meio a floresta. Caminhos que têm de três a quatro quilômetros podem revelar desafios enormes no verão, leve muita água, e consulte todas as informações disponíveis do lugar onde você irá trilhar.

Ismael Silveira

Primeiros passos para trilhar

16/12/2021 08h00 | Atualizada em 13/12/2021 13h22 | Por: Ismael Silveira

Talvez a parte mais difícil de todas as trilhas seja o primeiro passo. Algumas pessoas de fora podem olhar e pensar que a todo momento o “maluco das trilhas” só quer ir para o meio do mato. Sim e não. Sim, quero novas trilhas, novos caminhos, aquele novo visual de tirar o fôlego. E não, tem dias que você só quer assistir um bom filme, ficar no sofá, comer uma bela porção de sorvete olhando os telhados das casas da vizinhança pela varanda, iluminados pelo sol sob o céu azul.

Logo que comecei a me aventurar pelas trilhas, praias e acampamentos, havia momentos, inclusive, de insegurança, de estar com tudo organizado, mochila pronta, passagens compradas e bater aquela vontade de desmontar tudo e ver se não faltou nada. Será que estou levando o que preciso?

Ismael Silveira

A vida no mato me chama

12/12/2021 08h00 | Atualizada em 13/12/2021 13h14 | Por: Ismael Silveira

Depois que adquiri um fogareiro a gás de camping as fogueiras tiveram outro sentido. Lembro bem de que nos meus primeiros acampamentos acender o fogo, aquecer água e preparar o alimento era muito mais difícil. A fogueira era feita com a necessidade que a pressa e a fome impunham. Hoje a fogueira é algo que penso em fazer com mais calma, somente em locais permitidos. Virou um ritual, um desfrute do momento. Da mesma forma, para descansar, se antes me preocupava dormir bem e descansar, agora sei que meu isolante térmico auto inflável está comigo, e terei uma noite tranquila e confortável.

 

Ismael Silveira

Dólmen da Oração

05/12/2021 09h00 | Atualizada em 06/12/2021 12h53 | Por: Ismael Silveira

Nos arredores da Lagoa da Conceição existem muitas opções de visuais incríveis, uma delas, em especial, tem uma magia relevante. Essa caminhada te levará a conhecer monumentos megalíticos com inscrições rupestres que podem ser datados em mais de 3.000 anos, evidenciando a importância que nossos ancestrais davam à astronomia.

Algumas pessoas acreditam que, através das marcações no Dólmen da Oração, é possível observar os alinhamentos de troca de estações. A trilha tem uma vista incrível e uma energia indescritível. Nesse local você vai entender porque Floripa é a Ilha da Magia.

 

 

Ismael Silveira

Conhecendo a Lagoa da Conceição

02/12/2021 08h00 | Atualizada em 01/12/2021 13h33 | Por: Ismael Silveira

Uma viagem até Florianópolis precisa ter um passeio na Lagoa da Conceição, ou pelo menos, uma tarde relaxando em uma bela canga de praia no gramado às margens da Avenida das Rendeiras. As atrações gastronômicas são muitas ao redor da lagoa, mas aqui vamos focar na trilha da Costa da Lagoa, deixaremos a lagosta, pescado e pastel de siri para depois.

Procure o Canto dos Araçás e siga até o final da rua João Henrique Gonçalves, se você estiver de carro, ali é possível estacionar. Já se você estiver de ônibus, basta descer no último ponto, que fica quase na entrada da trilha.

 

 

Ismael Silveira

Trilha boa acaba na praia

25/11/2021 08h00 | Atualizada em 24/11/2021 16h00 | Por: Ismael Silveira

Nove em cada dez amigos preferem trilhas que terminam na praia. Você caminha por horas, respira fundo o ar puro, ouve o canto dos pássaros ou a playlist do seu amigo que leva a caixinha de som, e se torna incomparável terminar uma trilha na praia.

Uma vez fui com mais quatro amigos para a Praia Triste, que fica no município de Bombinhas. Era um final de tarde, a brisa do mar soprava constante, era possível ver os tons de diferentes verdes entre as árvores, o mar e o céu, lagartos sobre as pedras pelo caminho e gralhas azuis fazendo festa no topo das árvores. Enquanto caminhava com meus amigos pela trilha dos Zimbros, local de fácil acesso para quem tem veículos de tração nas quatro rodas, ou para trilheiros como nós. Durante todo o caminho me imaginava mergulhando no mar ao chegar.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.