SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Domingo, 24 de outubro de 2021

COLUNISTAS

Ismael Silveira

Conhecendo Florianópolis em dois dias

24/10/2021 09h00 | Atualizada em 23/10/2021 21h20 | Por: Ismael Silveira

Algumas pessoas podem se perguntar: “o que posso fazer vindo passar o final de semana ou um feriado em Florianópolis?". Bom, a capital é como um parque de diversão a céu aberto, repleto de possibilidades, especialmente para quem tem o hábito de fazer atividades ao ar livre.

Uma caminhada leve indo até as piscinas naturais da Barra da Lagoa é uma ótima opção. Chegando no centrinho do Bairro Barra da Lagoa será fácil observar a passarela que pende sobre o canal da Lagoa da Conceição, do outro lado, a caminhada não demora mais de vinte minutos até as piscinas.

Ismael Silveira

O Vale da Utopia

21/10/2021 09h00 | Atualizada em 20/10/2021 13h20 | Por: Ismael Silveira

Essa caminhada começa antes de sair de casa, antes mesmo de morar em Florianópolis. A informação de que havia um vale encantado onde se pode acampar e ver o sol nascer tranquilamente já me fascinava antes mesmo de saber como chegar lá. Quando soube sobre o Vale da Utopia, nem barraca eu tinha. Eu trabalhava na rádio Jovem Pan de Joinville e foi lá que fiquei sabendo sobre o local.

O vale da Utopia fica no final da Praia de Cima, depois da Praia da Pinheira e ao lado da Guarda do Embaú, outro lugar que merece extenso texto, em uma próxima coluna. Partindo de Floripa, siga para o sul até Três Barras, antes da praça de pedágio de Palhoça entre a esquerda e siga para a Praia de Cima, ali a localização é farta e praticamente todas as pessoas estão dispostas a cooperar com informações.

 

 

Muito cuidado com o lugar que você vai estacionar, repare bem na sinalização de cada rua. O bairro da Praia Comprida tem ruas estreitas e ocupação residencial, por isso a preocupação da comunidade em receber o turista e manter sua circulação se reflete na boa quantidade de placas, que são bem visíveis.

Ismael Silveira

A natureza é um refúgio

19/10/2021 10h03 | Atualizada em 19/10/2021 18h18 | Por: Ismael Silveira

Não há motivo para se isolar na natureza, e se tentar, acho difícil que consiga. O que atingimos é, no máximo, uma maneira diferente de se relacionar com ela.

Anos atrás, quando eu fazia trilhas, era comum encontrar caminhos fechados. E quando contava as bravatas, o espanto era grande. É fato que a pandemia influenciou a busca por alternativas mais naturais, assim como estimulou as pessoas a se manterem interessadas em atividades físicas. Nesse contexto, fazer trilhas se tornou refúgio para muitos. Caminhar no mato por horas não assusta tanto assim. Digo isso por meio do ponto de vista de quem vive em Florianópolis.

 

 

Ismael Silveira

Uma caminhada segura

14/10/2021 09h37 | Atualizada em 15/10/2021 14h10 | Por: Ismael Silveira

Tudo que escrevi por aqui testei na prática. Considero que não posso falar sobre o que não vivi e essa coluna quer fazer você se mexer. Isto posto, meu compromisso é com a verdade.

Algumas pessoas podem olhar minha rede social e pensar que o desafio é muito grande, que existe ali uma carga de perrengue que não vale a pena passar, mas garanto para você, tudo depende de como é a sua interação com a natureza.

 

 

Ismael Silveira

Suar até a perna tremer

10/10/2021 17h55 | Atualizada em 10/10/2021 21h07 | Por: Ismael Silveira

Quando a endorfina é liberada o efeito sobre nosso corpo é enorme, a sensação de alegria é ainda maior quando você está diante de uma vista espetacular. Como, por exemplo, quando a trilha acaba no topo de uma colina, com um pôr do sol ao fundo e você pode apreciar aquela vista.

A grande Florianópolis é privilegiada pela quantidade de lugares incríveis, um desse se chama Pedra Branca. A ponta onde se chega a pé, na pedra desnuda de vegetação, pertence ao município de São José e está protegida pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, seu formato retangular se destaca no relevo do horizonte.

Ismael Silveira

Trilhar é mais fácil do que se imagina

07/10/2021 09h00 | Atualizada em 07/10/2021 12h54 | Por: Ismael Silveira

Se aventurar na natureza tem lá seus perigos, mas como todo risco, sendo calculado e tomando algumas precauções, é possível evitar problemas. Trilhar é um risco controlado e por mais desafiador que possa parecer, nenhum trilheiro gosta de passar perrengue. Quando comecei a trilhar meu primeiro susto foi perceber o quão despreparado fisicamente eu era, nunca sofri de dores ou quebrei ossos, mas a fadiga era enorme. Então fui praticar exercícios de intensidade para ganhar esse fôlego que me faltava.

Ismael Silveira

O que você pensa olhando a natureza?

03/10/2021 09h00 | Atualizada em 02/10/2021 11h48 | Por: Ismael Silveira

Esta semana o US Fish and Wildlife Service, ou Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, divulgou uma lista declarando vinte e três espécies que estavam classificadas como em risco de extinção e como extintas definitivamente. Uma dessas espécies era o Pica-pau-do-bico-de-marfim, o animal que inspirou o personagem Pica Pau dos desenhos animados.

Ismael Silveira

A experiência de acampar sozinho

30/09/2021 09h00 | Atualizada em 30/09/2021 10h14 | Por: Ismael Silveira

No texto de hoje vou falar sobre a experiência de acampar sozinho. Sim, já digo de antemão que há vários riscos envolvidos nisso. Mas nenhum é maior nem mais saboroso, do que administrar o resultado prático da autorreflexão, um exercício de tomada de consciência feito em momentos a sós com a natureza.

 

Ismael Silveira

Lagoa Pequena

26/09/2021 09h00 | Atualizada em 30/09/2021 12h10 | Por: Ismael Silveira

Hoje venho apresentar outros lugares de Florianópolis, pois nem só de trilha se vive, e o meio da Ilha guarda pequenas preciosidades. Só estando aqui e vivendo o dia a dia para se ter acesso a tantas belezas. De carro, vinte minutos partindo do Terminal Rodoviário Rita Maria, chega-se até o bairro Rio Tavares, onde morei por alguns anos e pude desfrutar de dias agradáveis praticando um esporte leve e muito bonito, o stand up.

Ismael Silveira

Uma Laguna diferente

23/09/2021 10h00 | Atualizada em 30/09/2021 12h09 | Por: Ismael Silveira

Hoje vamos ver um sol nascer em Laguna, cidade que fica 126 quilômetros ao sul de Florianópolis e é rodeada por morros que possuem uma bela vista para o horizonte.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.