SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 22 de janeiro de 2022

COLUNISTAS

Ismael Silveira

A experiência de acampar sozinho

30/09/2021 09h00 | Atualizada em 30/09/2021 10h14 | Por: Ismael Silveira

No texto de hoje vou falar sobre a experiência de acampar sozinho. Sim, já digo de antemão que há vários riscos envolvidos nisso. Mas nenhum é maior nem mais saboroso, do que administrar o resultado prático da autorreflexão, um exercício de tomada de consciência feito em momentos a sós com a natureza.

 

publicidade

Ali, sem celular, sem notificações, sem memes, é que você descobre quem é de verdade e pode imaginar o resultado a longo prazo do que está fazendo, como estará em um futuro próximo. Bom, isso é somente uma das brincadeiras mentais que você pode fazer após se entediar dentro da própria barraca.

Em uma ocasião, baixei episódios da minha série preferida, levei um livro para ler e outro para escrever, nada foi usado. Quando cheguei no pico da Pedra da Coroa, na Lagoinha do Leste, no final da tarde do dia anterior, o fascínio pela paisagem me fez relaxar.

Eram cinco e meia da tarde de um domingo de verão, cortei a barba como se fosse para um evento especial, e realmente era. Havia feito uma ótima refeição no dia, estava disposto, hidratado e feliz. Confesso que também estava um pouco ansioso com a aventura que me fez brilhar os olhos: passar uma noite sozinho acampado no topo de um morro. Lá fui eu com minha carga de alimentos, água, barraca, vontade e determinação para fazer a trilha durante a tarde e montar a barraca ao anoitecer.

 

 

Tudo ocorreu como o planejado, eu usava um tênis macio e leve. Não irei falar o modelo para não fazer propaganda, mas sabe aquele tipo de produto que você gostaria que durasse para sempre? Então, era esse o meu sentimento por esse par de tênis. Depois de trinta e cinco minutos de uma caminhada em ritmo intenso, alcanço a praia da Lagoinha do Leste, ainda com luz da tarde, o sol se escondendo por trás dos morros. Uma brisa leve aliviava o calor.

Durante a ida, cruzei com muitas pessoas que faziam o caminho oposto, retornando para suas casas. Poucos vêm com a intenção de passar a noite no local. Antes que secasse o suor da camiseta, fui subir o último trecho de rochas para alcançar o cume e montar meu acampamento.    

Usando minha primeira barraca, simples, daquelas que a gente compra pensando que vai colocar em uso para ver se ela realmente gosta da diversão. Antes de anoitecer já havia recolhido lenha, montado a barraca, arrumado a cama, feito café e olhava atento ao horizonte e a movimentação das nuvens, que pareciam trazer chuva.

E choveu. Naquela noite, perto das onze horas, uma lua brilhante apareceu no céu. Registrei e fui dormir. Já eram quase quatro da manhã quando uma garoa fina começou a cair continuamente e se prolongou até a alvorada. A chuva parou por um breve momento, então aproveitei para fazer algumas fotos do sol nascendo, bem na linha do horizonte.

 

   

 

Por sorte consegui fazer as fotos, pois em seguida a chuva voltou por mais uma hora. No restante do dia um sol jamais visto surgiu entre as nuvens, que se dispersaram, e fizeram o seu papel de me dar as boas vindas.    

Depois desse dia, acampar e trilhar virou uma constante na minha vida. A barraca resistiu, a garoa era fina e leve, tudo que molhou secou com o sol depois e ao todo eu já havia dormido sete horas, o suficiente para descer metade da trilha até a praia e aproveitar o restante do dia de sol. ​

 

 

Ismael Silveira

Rádio Cidade Floripa 90.7

Jornalista em formação, comunicador e apresentador na Rádio Cidade 90.7    Neste espaço falo sobre esportes radicais para você e sua família. Contato: jimsilveira@icloud.com

VER COLUNAS

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.