Que a região da capital de Santa Catarina é muito bem servida de belos locais, todo mundo que lê o que escrevo aqui já sabe, mas agora, pensa em uma cachoeira “tinhosa”!
A primeira vez que fui na Cachoeira do Cambirela fazendo a trilha do Jarrão, uma das vistas de frente da cachoeira, que lembra um jarro vertendo água, justamente nesse local, o celular que eu levava caiu do meu bolso e afundou. Não que eu tenha ficado abalado por contatos e fotos, tudo está na nuvem, o que me chateou mesmo foi pensar que eu queria tanto, mas tanto fotografar lá e naquele dia não pude.
Você que pretende ir pela primeira vez, deixe seu carro no Posto Cambirela, às margens da BR-101, siga caminhando pela BR no sentido sul, em cem metros você verá uma entrada a direita que leva até a trilha do Jarrão, caminho para visitar a cachoeira.
A trilha é bem íngreme em alguns pontos, as pedras e raízes são um desafio para os tornozelos. Desde os primeiros metros de caminhada você já pode ver várias pequenas piscinas que se formam ao longo do caminho, até chegar ao topo. O local mais visitado tem uma construção de concreto sobre a cachoeira onde se coleta água, essa piscina artificial forma um lindo espelho d’água, perfeito para ver a ilha estando fora da ilha.
Vá com muito cuidado entre as pedras e mantenha seu celular ou câmera bem acomodados na sua mochila. Lembro que no dia eu até mergulhei algumas vezes tentando encontrar o celular, mas o fundo se torna escuro, e não tive sucesso. O Jarrão é uma atração à parte, o poço chega a ter mais de sete metros de profundidade, e a visibilidade é ótima na superfície, e com o sol, sabendo aproveitar com cuidado é uma belíssima aventura.
Rádio Cidade Floripa 90.7
Jornalista em formação, comunicador e apresentador na Rádio Cidade 90.7 Neste espaço falo sobre esportes radicais para você e sua família. Contato: jimsilveira@icloud.com
VER COLUNAS