SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 04 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Ismael Silveira

Melhor lugar de Florianópolis

16/09/2021 10h00 | Atualizada em 30/09/2021 12h08 | Por: Ismael Silveira

Quando, por algum instante, passa pela minha cabeça a imagem de um momento da vida em que posso estar sem eletrônicos, longe do meu feed, incomunicável, a paisagem que crio e que mais se aproxima, é a Lagoinha do Leste.

publicidade

Eu sou o Ismael, segundo nome de Janoir Ismael Mendonça Silveira. Penso que o segundo nome soa mais fácil de memorizar. Sou estudante de Jornalismo, Marketing, Internet das Coisas e Mídias Sociais. Nesta coluna eu vou falar sobre as aventuras que você pode conhecer e viver sozinho ou em família na Grande Florianópolis, fazendo trilhas a pé ou andando de skate.

Trilhar sozinho é algo que merece um capítulo inteiro cheio de referências. Porém, hoje eu vou explicar como se chega até o local, o que levar e o que esperar da aventura, para que quando você vá, esteja seguro para aproveitar sem medo.

Alguém que olha de fora, chegando agora, pode pensar que a paixão pela natureza e a vida outdoor vem de família. Mas não, foi algo que escolhi desenvolver ao longo dos últimos sete anos. Logo nas primeiras trilhas percebi que precisava de fôlego e preparo para poder aproveitar a caminhada, a vista, e os locais sem estar sofrendo com o desgaste do trajeto. Comecei então a treinar perto de casa, fazendo tomadas de tempo em uma trilha curta, com dez minutos de subida, no Morro do Lampião.

Inclusive, essa trilha merece também texto e fotos e isso será feito mais pra frente aqui neste local de informação. Ali, naquela pequena trilha, foi onde adquiri muito do preparo que me leva a lugares incríveis. O caso da Lagoinha do Leste sempre me encantou, por ser uma trilha curta, mas muito desgastante em dias quentes, onde a hidratação é fator determinante no seu conforto durante o trajeto. Vá anotando: leve dois litros d’água. É o que uma pessoa costuma consumir em um dia de aproximadamente 34ºC. Nessa temperatura use roupas leves, de tecido macio e confortável e jamais, repito, JAMAIS, entre para fazer uma trilha usando tênis novo. Cuide para que o tênis, caso seja novo, esteja minimamente amaciado e acomodado ao formato do seu pé.

Chegando em Florianópolis vá para o sul da ilha, mais especificamente, para a praia do Pântano do Sul. Quatrocentos metros antes da praia você já vai olhar em volta e perceber estacionamentos, placas indicando onde começa a trilha e o famigerado comércio turístico, oferecendo água de coco, pastel, artesanato e açaí na tigela. A trilha é muito bem demarcada e costuma ser bem frequentada em todos os horários, especialmente nos finais de semana.

Quem está falando isso sou eu, que já fiz a trilha às três da manhã, levando um casal de amigos que topou ir de madrugada e pegar o sol nascendo, foi lindo. Em outra ocasião, entrei no caminho da trilha às dez da noite e meia noite já estava na praia para encontrar alguns amigos que haviam ido mais cedo. A praia da Lagoinha do Leste é incrível e se você estiver disposto mesmo, vá até o pico do Morro da Coroa.

Já aviso que é uma caminhada extremamente difícil, sem sombra, o que pode causar queimaduras. Portanto use muito protetor solar nessa trilha. O final recompensa, pois vai te levar até uma vista espetacular, com 360° de toda a praia e região. Essa trilha exige um pouco mais de determinação, mas a brisa no topo da montanha e a vista são as melhores recompensas.

Ao todo, uma pessoa que nunca foi, leva em média duas horas para fazer a trilha da Lagoinha do Leste e mais quarenta minutos até o topo da Coroa. Estamos falando de um “rolê” de cinco a seis horas, contando com a ida e volta. Portanto, leve um lanche dentro de uma boa mochila, que seja confortável para sua estatura.

Eu digo isso pensando que, se você lê essa coluna e vai quatro vezes por semana na academia, pode ter uma ideia da aventura. Mas se não for o seu caso, se você apenas joga um futebol no final de semana e quer fazer essa trilha com a família, também pode e vai encontrar nesse texto tudo que precisa para isso. Além disso, uma criança de sete anos que esteja habituada a fazer algum esporte, consegue fazer essa trilha sem grandes preocupações.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.