Quando, por algum instante, passa pela minha cabeça a imagem de um momento da vida em que posso estar sem eletrônicos, longe do meu feed, incomunicável, a paisagem que crio e que mais se aproxima, é a Lagoinha do Leste.
Eu sou o Ismael, segundo nome de Janoir Ismael Mendonça Silveira. Penso que o segundo nome soa mais fácil de memorizar. Sou estudante de Jornalismo, Marketing, Internet das Coisas e MÃdias Sociais. Nesta coluna eu vou falar sobre as aventuras que você pode conhecer e viver sozinho ou em famÃlia na Grande Florianópolis, fazendo trilhas a pé ou andando de skate.
Trilhar sozinho é algo que merece um capÃtulo inteiro cheio de referências. Porém, hoje eu vou explicar como se chega até o local, o que levar e o que esperar da aventura, para que quando você vá, esteja seguro para aproveitar sem medo.
Alguém que olha de fora, chegando agora, pode pensar que a paixão pela natureza e a vida outdoor vem de famÃlia. Mas não, foi algo que escolhi desenvolver ao longo dos últimos sete anos. Logo nas primeiras trilhas percebi que precisava de fôlego e preparo para poder aproveitar a caminhada, a vista, e os locais sem estar sofrendo com o desgaste do trajeto. Comecei então a treinar perto de casa, fazendo tomadas de tempo em uma trilha curta, com dez minutos de subida, no Morro do Lampião.
Inclusive, essa trilha merece também texto e fotos e isso será feito mais pra frente aqui neste local de informação. Ali, naquela pequena trilha, foi onde adquiri muito do preparo que me leva a lugares incrÃveis. O caso da Lagoinha do Leste sempre me encantou, por ser uma trilha curta, mas muito desgastante em dias quentes, onde a hidratação é fator determinante no seu conforto durante o trajeto. Vá anotando: leve dois litros d’água. É o que uma pessoa costuma consumir em um dia de aproximadamente 34ºC. Nessa temperatura use roupas leves, de tecido macio e confortável e jamais, repito, JAMAIS, entre para fazer uma trilha usando tênis novo. Cuide para que o tênis, caso seja novo, esteja minimamente amaciado e acomodado ao formato do seu pé.
Chegando em Florianópolis vá para o sul da ilha, mais especificamente, para a praia do Pântano do Sul. Quatrocentos metros antes da praia você já vai olhar em volta e perceber estacionamentos, placas indicando onde começa a trilha e o famigerado comércio turÃstico, oferecendo água de coco, pastel, artesanato e açaà na tigela. A trilha é muito bem demarcada e costuma ser bem frequentada em todos os horários, especialmente nos finais de semana.
Quem está falando isso sou eu, que já fiz a trilha à s três da manhã, levando um casal de amigos que topou ir de madrugada e pegar o sol nascendo, foi lindo. Em outra ocasião, entrei no caminho da trilha à s dez da noite e meia noite já estava na praia para encontrar alguns amigos que haviam ido mais cedo. A praia da Lagoinha do Leste é incrÃvel e se você estiver disposto mesmo, vá até o pico do Morro da Coroa.
Já aviso que é uma caminhada extremamente difÃcil, sem sombra, o que pode causar queimaduras. Portanto use muito protetor solar nessa trilha. O final recompensa, pois vai te levar até uma vista espetacular, com 360° de toda a praia e região. Essa trilha exige um pouco mais de determinação, mas a brisa no topo da montanha e a vista são as melhores recompensas.
Ao todo, uma pessoa que nunca foi, leva em média duas horas para fazer a trilha da Lagoinha do Leste e mais quarenta minutos até o topo da Coroa. Estamos falando de um “rolê” de cinco a seis horas, contando com a ida e volta. Portanto, leve um lanche dentro de uma boa mochila, que seja confortável para sua estatura.
Eu digo isso pensando que, se você lê essa coluna e vai quatro vezes por semana na academia, pode ter uma ideia da aventura. Mas se não for o seu caso, se você apenas joga um futebol no final de semana e quer fazer essa trilha com a famÃlia, também pode e vai encontrar nesse texto tudo que precisa para isso. Além disso, uma criança de sete anos que esteja habituada a fazer algum esporte, consegue fazer essa trilha sem grandes preocupações.
Rádio Cidade Floripa 90.7
Jornalista em formação, comunicador e apresentador na Rádio Cidade 90.7  Neste espaço falo sobre esportes radicais para você e sua famÃlia. Contato: jimsilveira@icloud.com
VER COLUNAS