Domingo, 19 de maio de 2024

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Katiane Vieira

Como parar de procrastinar em 6 passos: Liberte-se da inércia!

01/11/2023 15h46 | Por: Katiane Vieira

Quantas vezes você já se viu adiando uma tarefa importante, mesmo ciente do prazo para concluí-la? A procrastinação, esse hábito de deixar para depois, é algo que todos enfrentamos em algum momento. O problema é que, ao procrastinar, perdemos nosso tempo livre e adiamos tarefas cruciais até que seja tarde demais, questionando-nos: "Por que não fiz isso antes? Por que deixei tudo para última hora?" 

A procrastinação é um hábito prejudicial que mina nosso progresso na vida. Suas consequências incluem ansiedade, culpa, insegurança, baixa autoestima e até depressão. Muitos crônicos procrastinadores passam anos presos nesse ciclo, adiando, protelando, enfrentando a tarefa apenas quando é inevitável (o último prazo) e depois repetem o ciclo. 

Mas por que caímos na armadilha da procrastinação?
Pesquisadores argumentam que a procrastinação é a diferença entre a intenção e a ação. Por trás dela está o desejo de fazer algo, mas esse desejo é superado pelo desejo de fazer outra coisa. Existem três causas principais para isso, e entender essas causas é fundamental para superá-las. 

Aversão à tarefa 
Tarefas chatas são frequentemente a causa da procrastinação, pois exigem que façamos algo que não queremos. Optamos por fazer algo mais agradável, como assistir a um filme, em vez de encarar a tarefa. 

Medo do fracasso 
O medo de falhar é uma das principais causas da procrastinação. Aqueles que têm medo de cometer erros tendem a adiar a realização da tarefa por medo de falhar. 

Distração
Vivemos em um mundo cheio de distrações, e muitas vezes, ao invés de realizar uma tarefa, buscamos distrações para evitar o que parece "chato" ou intimidante. 

Agora que entendemos as causas da procrastinação, é crucial não permitir que ela domine nossas vidas. 

Aqui estão seis passos para finalmente superar a procrastinação: 

Passo 1 – especifique o seu resultado: 

Entenda o que você ganha ao realizar a tarefa. Como isso influenciará sua vida financeira, emocional, física, mental e espiritual? Ter um resultado específico ajudará a manter o foco e a energia. 

Passo 2 – Divida tarefas complexas: 

Se uma tarefa é complexa, divida-a em etapas menores. A divisão torna a tarefa mais simples e menos intimidante, facilitando o início. 

Passo 3 – Foco no resultado: 

Concentre-se no resultado desejado, não apenas na ação. Isso permite que você crie diversas opções para realizar a tarefa, tornando-a mais satisfatória. 

Passo 4 – Crie uma alavanca: 

Associe dor à não ação e prazer à ação. Liste as consequências negativas de procrastinar e as recompensas de agir. Use essa lista como motivação. 

Passo 5 – Antecipação versus procrastinação: 

Utilize o poder da antecipação para evitar a procrastinação. Ao antecipar a ação ou o resultado desejado, você ganha uma vantagem em sua vida e evita a pressão do tempo. 

Passo 6 – Celebre as pequenas vitórias: 

Comemore cada pequena vitória ao longo do caminho. Isso ajuda a manter o impulso e a criar um hábito vitorioso e gratificante. 

Lembre-se, primeiro criamos nossos hábitos, depois eles nos moldam. Nossa missão é desenvolver e condicionar novos hábitos para garantir uma vida satisfatória e significativa, influenciando positivamente as vidas das pessoas ao nosso redor. 

E quanto a usar o poder da procrastinação a nosso favor? Bem, talvez possamos adiar essa ideia para depois! 

Para mais conteúdos sobre autoconhecimento e inteligência emocional, siga-me no Instagram! https://www.instagram.com/katianevieiraoficial/  

 

Katiane Vieira

Desenvolvimento 360º

Escritora, treinadora e palestrante com foco em mudança de comportamento. Graduada em marketing, mestre em gestão de negócios e gestão de pessoas, várias formações e especializações em ciência do comportamento como: psicologia positiva, mindfulness, liderança, autoconhecimento, inteligência emocional, programação neurolinguística (PNL), coaching e neurociência do comportamento. Autora de vários livros sobre desenvolvimento humano e fundadora do Método E.C - Expansão da Consciência.

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