SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

SCTODODIA no e-mail >>>ASSINE A NEWS!
Terça, 28 de novembro de 2023

COLUNISTAS

Laura Lidia Rosa

A ancestralidade é o futuro

23/10/2023 16h35 | Atualizada em 27/10/2023 13h18 | Por: Laura Lidia Rosa
Imagens: Natura/SCTodoDia

No atual cenário de preocupações ambientais e a necessidade urgente de preservar o planeta, uma abordagem que tem se destacado é a do "futuro ancestral". Essa ideia propõe uma visão de futuro em que as práticas e saberes ancestrais são resgatados e combinados com tecnologias sustentáveis, visando criar uma sociedade mais equilibrada e em harmonia com a natureza, ODS 14 VIDA NA ÁGUA e ODS 15- VIDA TERRESTRE, avaliar como serão construídas as novas cidades inteligentes e fazendas inteligentes, que trazem a comida em abundância, nos tirando do cenário de escassez e promovendo o ODS 2_ FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL com muitas técnicas de restauração de biomas nativos e agroflorestas.

Mas fica a pergunta: Qual é a importância dos povos indígenas nesse processo? No Brasil existiam tribos que habitavam o nosso território em momentos anteriores à chegada dos colonizadores europeus, eram chamados de "Os verdadeiros donos da terra", sendo reconhecidos como os povos originários do Brasil. Apesar de possuírem raízes semelhantes, esses povos partilham de diferenças entre si, que variam de acordo com suas regiões, origens, línguas e culturas, aonde vemos suas linguagens e dialetos, sabedoria de conhecimento sobre curas das plantas, além das trocas energéticas com as mesmas, suas lindas vestias com penas, sementes e materiais naturais, seu canto e instrumentos musicais, além da influência de suas estampas e desenhos rupestres, a belíssima arte das pinturas corporais, a ancestralidade na utilização de artigos decorativos como vasos, potes, cumbucas, feitos de barro, trazendo lindos padrões de desenhos que expressam suas vivências em seu próprio corpo, em tecidos e em suas moradias. 

Uma das correntes que se alinha ao conceito de futuro ancestral é a filosofia solarpunk. O solarpunk é um movimento que busca imaginar um futuro utópico, onde as energias renováveis ODS 7_ ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL são a principal fonte de energia, a natureza é valorizada e protegida, e a tecnologia é concebida para ajudar a humanidade a viver de forma sustentável, reinvidicando uma moda sustentável com tecidos inteligentes intimamente relacionado com ODS-8 INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA, com inovação de design em tecidos orgânicos, que realizem fotossíntese, auxiliem na transpiração, no conforto corpóreo, protejam contra raios UV e também produzam energia e inteligência artificial, mas com adoção de layouts étnicos e valorização das culturas indígenas. Essa filosofia propõe uma visão de mundo que combina elementos da cultura DIY (Do It Yourself), permacultura, ecossocialismo e ecofeminismo.

Uma das bases do solarpunk é a adesão aos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançados até 2030. Esses objetivos incluem ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA, ODS 13 - AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA e preservação dos recursos naturais, entre outros objetivos. O solarpunk busca inspiração nessas metas para propor soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas contemporâneos.

Um dos aspectos fundamentais do solarpunk é a valorização das tecnologias limpas e renováveis ODS 11- CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, como a energia solar, eólica e a bioenergia. A filosofia solarpunk também enfatiza a importância de práticas sustentáveis de agricultura e alimentação, como a permacultura e a agricultura urbana. Além disso, o movimento valoriza a resiliência das comunidades locais, a conservação da biodiversidade, a construção de ambientes urbanos verdes e a inclusão social, ODS 10 –REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES, tema abordado na coluna anterior, sobre acessibilidade ABNT NBR 9050 e design universal.

 
Fonte: Pinterest arquitetura e filosofia solarpunk

O solarpunk é um convite para repensarmos nossa relação com o meio ambiente e para encontrarmos novos caminhos para construir um futuro melhor. Ao incorporar os saberes ancestrais, o solarpunk resgata a conexão com a natureza e propõe um estilo de vida mais consciente e em harmonia com o ambiente ao nosso redor. Ao adotarmos essa conduta, capacitamos as gerações presentes e futuras para que enfrentem os desafios ambientais de forma mais consciente e responsável. Essa conexão com a sabedoria ancestral indígena representa uma ação transformadora que nos capacita a construir um futuro sustentável com adoção do 0DS 8 - TRABALHO DESCENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO.

Em suma, o futuro ancestral aliado à filosofia solarpunk são visões de mundo e formas de viver que buscam promover a sustentabilidade e o bem-estar em nosso planeta ODS 16-PAZ, JUSTICAÇÃO E INSTITUIÇÕES EFICAZES. Inspirados pelos 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável, esses movimentos nos encorajam a repensar nosso estilo de vida e práticas diárias, em busca de um futuro onde a natureza é valorizada e a humanidade vive em harmonia com o meio ambiente.

Unir o conhecimento científico, criarmos laboratórios de projetos e protótipos junto com as Instituições, promover equipes de Universidades e Órgãos representantes, e com os saberes tradicionais abrir portas para soluções inovadoras e colaborativas diante dos problemas ambientais atuais. Essa união de conhecimentos é uma poderosa ferramenta para alcançar um equilíbrio no futuro e garantir a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

 

Laura Lidia Rosa

Visão além do alcance

Laura Lidia Rosa é arquiteta, urbanista, ecodesigner e xeropaisagista. Desde 2016, é CEO do Escritório de Projetos Coletivos URBAN etc., focando em treinamentos, ecomentorias, cursos e estratégias projetuais solarpunk para reduzir impactos ambientais.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.