A bagunça nas datas e os horários alternativos vem se tornando cada vez mais uma marca registrada da Copa Santa Catarina. Ano após ano, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) da aula de como desvalorizar o próprio produto e atrapalhar o planejamento das equipes. Desta vez, antes mesmo da competição começar, o Hercílio Luz foi avisado da necessidade de adiantar as datas dos seus primeiros dois jogos em virtude do Orlando Scarpelli, palco da sua segunda partida, precisar se preparar para receber o ‘Tardezinha’; evento de pagode com o cantor Thiaguinho.
Além do adiantamento, que mexeu com todo o planejamento da equipe, a partida foi marcada para o insólito horário de 15h30 de um dia de semana. Um case de valorização do próprio produto que deveria render convites para Rubens Angelotti e Carlos Crispim palestrarem nas faculdades de marketing do nosso estado.
Dirigentes prepotentes, falhas de comunicação e desordem: com os ingredientes postos à mesa, o juiz Cinésio Mendes Júnior se sentiu à vontade para preparar a bagunça. Uma arbitragem terrível do início ao fim, que culminou na invenção de um pênalti para o Figueirense após uma falta fora da área.
É verdade que o Hercílio Luz novamente se colocou contra as cordas após abrir o placar, porém a análise do desempenho fica em segundo plano quando um erro de arbitragem de tamanha proporção interfere diretamente no resultado do jogo.
Gosto do tom que adotou o técnico Raul Cabral após a partida. Disparou contra a arbitragem e externou a exaustão após sucessivos erros em momentos importantes da equipe tubaronense.
O departamento de futebol do clube e o presidente Vinicius Gaidzinski precisam vir a público e endossar o tom do treinador. Levar a situação em banho maria com conversas de bastidores não resolve nada, como não resolveu após a cirurgia a céu aberto em Itajaí na final da Copinha do ano passado. Enquanto o clube não entender isso, as “tardezinhas” de horror da FCF se tornarão cada vez mais rotineiras.
Chute cruzado
Coordenador de esportes da Rádio Cidade Tubarão, apresentador do programa diário Central do Esporte e dos semanais Grande Área Debate e Grande Área Entrevista, co-host e produtor do Cidade a Caminho da Copa, colunista do portal SC Todo Dia, apaixonado por futebol, política e maradoniano devoto.
Você me encontra nas redes sociais no @uMarrques
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br