A palavra determinação é uma daquelas que possui vários significados na língua portuguesa. Um deles, segundo o dicionário, é o seguinte: forte inclinação a alcançar algo desejado.
E talvez não tenha adjetivo melhor para definir o estado de Karim Benzema na atual temporada: determinado. O centroavante de nacionalidade francesa, mas de origens argelinas, faz um ano com números (e atuações) que o colocam na primeira prateleira dos grandes craques no futebol europeu. Especialmente na Liga dos Campeões, o madridista segue entregando partidas históricas semana após semana e faz jus ao nome desta coluna. Karim é um homem em uma missão (o título remete a uma expressão muito utilizada na língua inglesa e, claro, a ótima música homônima).
E qual seria a tal missão do francês? Uma Liga dos Campeões para chamar de sua. Claro que no currículo de Benzema já constam as outras quatro que conquistou no período em que está no Real Madrid, porém, apesar de sua generosa contribuição, foram títulos onde o francês foi o coadjuvante, que “carregava o piano” para Cristiano Ronaldo brilhar. Nessa temporada, se a orelhuda terminar em Madri, será com o nome e sobrenome do camisa 9 cravados.
Claro, para isso o Real Madrid, de Carlo Ancelotti, precisa superar o timaço de Pep Guardiola. Apesar de não contar com as estrelas do PSG ou a pompa de campeão europeu do Chelsea, o Manchester City é uma equipe taticamente superior aos adversários superados pelo Madrid até aqui, e conta com um trabalho de longo prazo de Pep Guardiola, no cargo desde 2016. O Real, do multicampeão Ancelotti, é uma equipe caracterizada muito mais pela eficiência do que pelo brilho nas atuações.
Os espanhóis largaram em desvantagem no primeiro jogo, e só seguem vivos no confronto graças ao iluminado Benzema. Mas, após as partidas históricas contra Chelsea e PSG, quem duvida da capacidade de reação desse time, liderado por tal camisa 9?
Chute cruzado
Coordenador de esportes da Rádio Cidade Tubarão, apresentador do programa diário Central do Esporte e dos semanais Grande Área Debate e Grande Área Entrevista, co-host e produtor do Cidade a Caminho da Copa, colunista do portal SC Todo Dia, apaixonado por futebol, política e maradoniano devoto.
Você me encontra nas redes sociais no @uMarrques
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br