SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sábado, 24 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Lucas Marques

O Hercílio Luz precisa cuidar melhor de suas pessoas – e quem diz isso é seu ex-capitão

06/12/2023 16h39 | Atualizada em 06/12/2023 19h36 | Por: Lucas Marques
Foto: William Lampert/HLFC

A era de Sociedade Anônima do Futebol trouxe expressivos resultados em campo – embora ainda faltem os títulos – ao Hercílio Luz, mas o Leão do Sul ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir os objetivos que ambiciona. No futebol, assim como na vida, é importante ouvir os que te desejam o bem, e o Hercílio Luz recebeu um conselho de ouro de Rafael Lima, o agora ex-capitão hercilista: 

“Uma coisa que um clube de futebol não pode esquecer, e sendo clube-empresa isso acaba um pouco esquecido, são as relações interpessoais”, disse o agora zagueiro aposentado em um bate-papo no Central do Esporte, da Rádio Cidade Tubarão.

Rafael deu o exemplo do ex-presidente da Chapecoense, Sandro Pallaoro, e sua presença constante no dia a dia do clube. Sandro foi gestor da Chapecoense entre 2010 e 2016, conduzindo o clube a um crescimento sem precedentes. Ele foi uma das vítimas do acidente aéreo na Colômbia.

“O pessoal da SAF nunca esteve dentro do vestiário, em nenhum momento teve uma conversa com o grande grupo de atletas”, relata Rafael.

Presidente do Hercílio Luz SAF, Vinicius Gaidzinski ainda não tem residência fixa em Tubarão, como prometido na época em que se anunciou a aquisição do clube. Em alguns dias, marca presença no estádio Aníbal Costa, mas não costuma ter contato com o grupo de jogadores, fato que gera estranheza em alguns atletas. Na temporada 2023, por exemplo, não conversou em nenhuma oportunidade com o elenco, nem mesmo após as eliminações diante de Ferroviária e Marcílio Dias.

publicidade

Com a imprensa, que faz o meio de campo entre clube e torcida, o contato também não é frequente. A última entrevista de Vinicius foi no dia 08/12/2022, quase um ano atrás, e desde então o torcedor está ‘no escuro’ sobre o que pensa o gestor da temporada, das grandes mudanças no departamento de futebol, dos planos para o complexo esportivo...Isso faz falta ao torcedor que se acostumou com a proximidade do modelo associativo. As “relações interpessoais”, faladas por Rafael Lima.

A pedida não é por uma entrevista exclusiva, obviamente. Entendo que o perfil da Rádio Cidade de não ficar em cima do muro e tecer críticas quando necessário, embora seja a pedida da audiência, não costuma agradar dirigentes, e sei que cada escolha é uma perda. Mas que não haja privilégios nessa relação clube-imprensa como punição por essa postura. Que se convoque uma coletiva para anunciar as novidades, então.

Outro relato do agora dirigente da Chapecoense Rafael Lima se deu no âmbito das saídas do clube e da comunicação.

“O Hercílio fez algumas rescisões, e nem mesmo anunciou oficialmente, agradeceu os trabalhos dos atletas como outros clubes fazem, esse tipo de coisa precisa ser anunciado”, opina Rafael, que nesta quarta-feira foi anunciado com pompas nas redes sociais da Chapecoense, embora o Hercílio ainda não tenha comunicado sua saída.

A vontade do capitão em seguir no futebol depois de pendurar as chuteiras nunca foi segredo. Questionei, inclusive, se ele voltaria a trabalhar no Hercílio Luz. “Sou profissional, entendo que com algumas coisas sendo colocadas com verdade, pode acontecer. Não tem chateação nem nada disso. Entendo que muitas melhorias precisam ser feitas no clube, começando pela estrutura dos campos de treino e de jogo”.

Muita gente, assim como Rafael, quer o bem do Hercílio. Passando por torcedores, imprensa e colaboradores. O processo de crescimento do clube, que seguirá firme em 2024, pode ser fortalecido junto dessas pessoas, basta querer.

Lucas Marques

Chute cruzado

Coordenador de esportes da Rádio Cidade Tubarão, apresentador do programa diário Central do Esporte e dos semanais Grande Área Debate e Grande Área Entrevista, co-host e produtor do Cidade a Caminho da Copa, colunista do portal SC Todo Dia, apaixonado por futebol, política e maradoniano devoto. Você me encontra nas redes sociais no @uMarrques

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.