A partida desta 2ª rodada do Catarinense 2023 entregou um misto de emoções ao torcedor hercilista, desde os momentos antes do jogo iniciar até o apito final.
Em campo, vimos o que o Hercílio Luz já é: uma equipe organizada, com um trabalho sólido do técnico Raul Cabral e, neste estágio da montagem do time, capaz de impor uma pressão sufocante a um dos grandes clubes do Estado e frequentador de competições da primeira prateleira nacional. Raul, inclusive, é hoje o mais longevo treinador dentre os clubes da primeira divisão catarinense e, em minha opinião, o melhor destes trabalhos (é algo a se elogiar, mesmo que o muro seja baixo no Estado).
As contratações para a temporada são outro ponto a ser ressaltado. Wallace mal entrou e já parece tomar conta da posição no lado direito da zaga, mesmo com a concorrência do bom Rafael Lima; Davi Lopes traz a condução de bola que faltava ao meio; André, o maior investimento de 2023, marcou pela primeira vez num lance característico de centroavante; e Anderson Ligeiro, que foi meu destaque da partida, acrescenta algo que por um bom tempo faltou nos times do Raul: persistência para incomodar os defensores e ousadia para arriscar, mesmo que dê errado. Seus chutes de fora da área evidenciam isso.
Os parágrafos acima mostram o que o Hercílio Luz já é: um time organizado dentro de campo, com um trabalho sólido a beira dele e com capacidade de analisar o mercado e contratar boas peças.
Questões como a queda da iluminação no Anibal Torres Costa, mesmo levando em conta a estrutura antiga do estádio, marcam negativamente. Os esforços do clube para levar mais torcedores aos jogos são louváveis, mas é preciso melhorar a logística de chegada ao estádio, banheiros e filas. São questões que podem ser resolvidas e, ao meu ver, elevariam o clube a um outro patamar dentro do futebol catarinense.
Chute cruzado
Coordenador de esportes da Rádio Cidade Tubarão, apresentador do programa diário Central do Esporte e dos semanais Grande Área Debate e Grande Área Entrevista, co-host e produtor do Cidade a Caminho da Copa, colunista do portal SC Todo Dia, apaixonado por futebol, política e maradoniano devoto.
Você me encontra nas redes sociais no @uMarrques
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br