SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 01 de março de 2024

COLUNISTAS

Lucas Marques

Técnico é apresentado e presidente volta a falar com a imprensa no Hercílio Luz

14/12/2023 09h38 | Atualizada em 14/12/2023 12h36 | Por: Lucas Marques
Foto: William Lampert/HLFC

Felipe Moreira, novo técnico do Hercílio Luz, enfim foi apresentado oficialmente pelo clube nesta quarta-feira (13), embora já esteva comandando as atividades no clube desde o início da última semana. Na coletiva, Felipe não enrolou e foi detalhista nas respostas, sanando muitas duvidas que pairaram na torcida desde seu anúncio.

Sobre sua chegada ao Hercílio Luz, Felipe afirma: “Nas conversas que tive com o Pedro (Smania, novo executivo de futebol) e Vinicius (Gaidzinski, presidente da SAF), eu vi que encaixava muito bem com o que o clube pensa de futebol”.

publicidade

Meu primeiro questionamento foi com relação ao estilo de jogo que o técnico planeja implementar em campo. Nas palavras de Moreira:

“Vou exigir muita competitividade dos atletas, a torcida pode esperar um time competitivo e forte na marcação, sem a bola, temos que tomar ela o mais rápido possível, e com a bola temos que buscar o gol, a palavra chave é o equilíbrio”, detalha o novo comandante hercilista. O torcedor aguarda ansioso para ver em campo uma equipe que, de fato, busque o gol com mais efetividade. Nas últimas temporadas, o Leão do Sul teve ocasiões onde foi um “arame liso”: cerca, mas não machuca.

Felipe também foi questionado, é claro, sobre o calcanhar de Aquiles do Hercílio Luz: o mata-mata.

“Meu desejo aqui é ser campeão, sempre falo isso, mas temos que cumprir etapas. Não dá pra pensar no mata-mata se não pensar antes na primeira fase do Catarinense, que é muito difícil. Se não fizermos bem essa fase não tem o mata-mata”, disse Moreira.

De fato, a equipe precisa superar a barreira das fases eliminatórias. Mas o Campeonato Catarinense reúne equipes de divisões superiores e de maior investimento, o que tornaria injusta uma cobrança excessiva por título. Será importante ao Leão do Sul garantir novamente vaga na Série D, progredir no mata-mata e acima de tudo mostrar ao torcedor coragem e caráter nos momentos decisivos, algo que faltou em 2023.

Outra promessa de Felipe em sua apresentação foi uma integração maior com as categorias de base. A ideia do clube é ter pelo menos 50% do elenco composto por produtos da base em até cinco anos. O caminho será longo, considerando que apenas João Braga e Emanuel estão totalmente integrados ao time principal atualmente, além das crias da casa que estão integrando o elenco nesta pré-temporada.

Após a coletiva, o presidente do Hercílio Luz SAF, Vinicius Gaidzinski, fez questão de conversar comigo e outros membros da imprensa esportiva que ali estavam. O mandatário demonstrou incômodo com o espaço que foi dado aqui na coluna e no Central do Esporte a Rafael Lima, que recentemente deixou o clube e teceu críticas a gestão, mas não quis fazer uso do direito de resposta que ofereci nos mesmos espaços. 

Tenho certeza que, no fundo, o empresário entende o papel crítico e democrático que cabe a imprensa, principalmente a parte dela que trabalha para informar o torcedor e não para cair nas graças de dirigentes. A responsabilidade de portar o microfone exige a coragem para desagradar.

Lucas Marques

Chute cruzado

Coordenador de esportes da Rádio Cidade Tubarão, apresentador do programa diário Central do Esporte e dos semanais Grande Área Debate e Grande Área Entrevista, co-host e produtor do Cidade a Caminho da Copa, colunista do portal SC Todo Dia, apaixonado por futebol, política e maradoniano devoto. Você me encontra nas redes sociais no @uMarrques

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.