Oi! Hoje quero falar sobre segurança, liquidez e rentabilidade. A tríade dos investimentos é algo que você tem obrigação de saber, pois é ela que vai medir o potencial dos seus investimentos. Observe bem a imagem.
Vou explicar de maneira simples. Se você tem alta rentabilidade, automaticamente possui alto risco e baixa liquidez. Se você tem alta liquidez, possui baixa rentabilidade e baixo risco. Entende?
Não há, e não houve até hoje um investimento que tivesse baixo risco e grande rentabilidade. É como se fossem irmãos briguentos, não se entendem.
Portanto, é muito importante traçar um objetivo e decidir o que você deseja para sua coluna de ativos. Mas, saiba que colocar todos os ovos em uma cesta só, é correr o risco da ruína.
Em resumo: segurança está atrelado a renda fixa, como títulos públicos ou privados, imóveis, e podemos incluir até o dólar. Mas, quando falamos de rentabilidade, sempre pensamos em ações, opções, ou criptomoedas para os malucos.
Claro que existem mais opções, porém, quero que você entenda que gerir os riscos é uma das formas mais eficientes de investir. Ninguém investe em uma startup por acaso, tente analisar o que se passa pela cabeça dos investidores do SharkTank, por exemplo.
Por último: nunca é tarde para começar.
Empreendedorismo Juvenil
Finanças, empreendedorismo e bolsa de valores.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br