Uma empresa repleta de chefes não funciona. Sabia dessa? Vamos lá. Desde os anos 2000, há uma transformação acontecendo no quesito gestão. Antes tinhamos chefes rudes, estavam ali apenas para dizer o que você tinha que fazer. Hoje, não é bem assim, mudou-se o conceito, e empresas que não estão adequadas a este novo modelo, com certeza não vão durar muito tempo no mercado. E digo mais, gigantes bilionárias também entram na lista.
Chefes
O chefe manda, você faz. Isto é em resumo o papel de um chefe. Eles não são preparados para construir uma equipe, deixar a equipe funcional, no seu melhor desempenho. Por isso, empresas com má gestão precisam contratar centenas de funcionários para deixar a coisa continuar, mesmo com pernas bambas. Você já notou como um funcionário é na frente do chefe e nas costas dele? O chefe chama, o funcionário vai, responde sim para tudo, sem questionar, mas quando ele vira as costas sempre reclama para si mesmo, a frustração é recorrente.
Líderes
Ser líder, não é apenas comandar, é construir uma história com sua equipe. Líderes deixam um legado. Muita gente diz que líderes nasceram para serem líderes, e não concordo. Acredito que você pode aprender a liderar uma equipe, afinal, ninguém nasce muito bom em algo, você adquire conhecimento e experiência, assim vai progredindo. Mas, claro que existem pontos fora da curva, há pessoas que nasceram com talento para liderar. Um líder nunca vai chegar para você e mandar você fazer algo, pois não é tão eficiente, exemplo: se foi pedido para organizar o estoque da empresa. O chefe vai chegar e mandar você organizar, no entanto, o líder irá junto com você, sentar ao seu lado e acompanhar todo seu progresso. O chefe sobe as escadas primeiro e espera você chegar até o topo, já o líder sobe por último, pois se alguém cair, ele ajuda a levantar, sendo assim, todos chegam ao topo.
Como recado final, quero deixar claro que esse é o futuro. Empresas estão tendenciadas a serem cada vez mais humanizadas. Não estamos em 1960 onde o funcionário com 20 anos de empresa estava consumido por problemas de saúde. Cada funcionário é uma peça fundamental para que sua empresa funcione. Pense neles como parte de seu lucro, sem eles você não conseguiria. Se você troca as peças da sua equipe com frequência, repense seus atos como gestor. As vezes você é o problema para que sua empresa esteja estagnada no mercado, e as vezes até operando no vermelho. Liderar, é crescer lentamente com todos juntos e chegar mais longe. Os trate um time, e não subordinados.
Empreendedorismo Juvenil
Finanças, empreendedorismo e bolsa de valores.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br