Chamo-me Lucas Cireli Ramos, sou o novo colunista do Portal SCTodoDia, onde apresentarei meus textos, semanalmente, às segundas-feiras. Comecei a empreender aos 14 anos, após observar meus avós, empresários, os quais vivem uma vida completamente diferente. Tendo eles uma jornada de trabalho corrida, estressante, no entanto, desafiadora. E foi justamente este desafio que me fez sentir vontade de buscar algo “novo”.
Primeiramente, quero começar minha primeira coluna agradecendo ao SCTodoDia e ao Rafael Andrade, editor-chefe, pela oportunidade de escrever para este grande veículo de comunicação, o qual já é referência em Santa Catarina.
Falar sobre empreendedorismo pode ser complicado, às vezes, pois ainda é um tabu entre os jovens. Nesse sentido, é de suma importância mostrar que há um caminho diferente para seguir, saindo um pouco do tradicionalismo brasileiro, a CLT. No entanto, é importante ressaltar que não se trata apenas de ter seu próprio negócio, mas de ter uma visão diferente das coisas, inovar e enxergar detalhes que ninguém mais vê.
Por que empreender cedo? É um questionamento que muitos se fazem. A resposta pode parecer simples, mas no Brasil temos o problema da desigualdade social, o que impede muitas pessoas de empreender. Começar ainda jovem é algo que pode trazer muitos benefícios em longo prazo, visto que em várias das situações não há muito o que perder, e nem grandes responsabilidades, como filhos e outros compromissos, por exemplo. Algumas pessoas contam com o apoio financeiro e moral dos pais, o que traz um grande auxílio. O tempo para cometer erros é maior e é mais fácil corrigi-los.
Portanto, dedico minha coluna a mostrar os benefícios de empreender cedo. Nós, jovens, somos o futuro da nação e do mundo, assim devemos mudá-lo. Não deixo de lado aqueles de maior idade, afinal, nunca é tarde para começar.
Empreendedorismo Juvenil
Finanças, empreendedorismo e bolsa de valores.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br