SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 01 de março de 2024

COLUNISTAS

Lucas Ramos

Gol reverte prejuízo bilionário

31/07/2023 21h54 | Atualizada em 01/08/2023 11h11 | Por: Lucas Ramos
Foto: SCTodoDia/Reprodução

Tenho certeza de que você, investidor, viu essa notícia circulando por aí. Hoje venho comentar um pouco sobre a bolsa de valores, mais especificamente sobre as empresas aéreas. Antes de tudo, deixo claro que este texto foi feito para investidores e não especuladores. Ou seja, se você compra uma ação pensando em vendê-la, pode não compreender completamente o conteúdo.

Primeiramente, a Gol é uma empresa aérea fundada em 2001, e sua ação no mercado é a GOLL4. Vamos analisar seus indicadores fundamentalistas:

P/L: preço da ação dividido pelo lucro da ação
P/VP: preço da ação dividido pelo valor patrimonial.
Dividend Yield: dividendo pago por ação dividido pelo preço da ação.
LPA: lucro por ação.
VPA: valor patrimonial por ação.
Dívida Bruta/Patrimônio: dívida bruta total dividida pelo patrimônio líquido.

Na minha opinião, quando olho o Dividend Yield, não preciso nem ver o resto, afinal, uma empresa que não paga dividendos desde 2011 não desperta o menor interesse de investir em mim. Observe o histórico de dividendos da empresa:

Pois é, só de olhar esse fator, já perco completamente a vontade de comprar este papel. Vamos ver o resto.
O LPA está negativo, então percebemos que a empresa não tem lucro com suas ações. Olhando para os outros três itens sublinhados, fica difícil medir algo, pois a empresa está tão desvalorizada e endividada que não conseguimos saber perfeitamente seus números.

Na matéria publicada pelos jornais, diz que a Gol reverteu prejuízo bilionário, mas esse déficit é referente ao 2° Trimestre de 2022. Vamos ver como está seu balanço patrimonial.

Olhando para o patrimônio líquido, percebemos algo interessante: ele está negativo, ou seja, se a empresa vender tudo o que ela tem hoje, ainda lhe restam 20 bilhões de reais em dívidas para pagar. Porém, algumas pessoas podem me questionar o seguinte: “Lucas, a Gol pode ter se endividado para realizar investimentos”. Sim, concordo, mas não é esse o caso, pois, ao analisarmos seus balanços patrimoniais dos últimos anos, a empresa só teve prejuízos, praticamente vive em déficit.

Uma coisa, meu caro, se você quer investir, compre o papel da empresa pensando em mantê-lo a longo prazo, pois é muito mais lucrativo viver com seus dividendos do que ganhar com a venda da ação. Pare de especular e invista de verdade.

Por último, empresas aéreas não são um bom negócio para quem busca investir em empresas perenes com bons resultados e valor de mercado. Todas as empresas aéreas, sem exceção, têm balanços patrimoniais deficitários. Enfim, hoje mostrei um pouco de como analisar uma ação utilizando alguns indicadores fundamentalistas; semana que vem trarei uma ação na qual eu investiria, mas ela está cara. Até breve!

 

 

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.