Hoje, minha proposta de texto é diferente, trago a história de alguém: Ítalo Fogaça, 47 anos, é escritor, investidor e empresário, mas nem sempre foi assim. Ítalo começou sua vida de empreendedor aos 7 anos, vendendo picóles, vida dura, complicada, mas sempre otimista. Aos 10, engraxava sapatos, aos 13, era servente de pedreiro, depois, aos 16 anos, trabalhou como camelô vendendo artesanato na praia.
Percebemos que sua infância não era repleta de flores, foi complicada, mas ele se manteve forte e seguiu em frente. Aos 18 anos, trabalhava com fotografias. Em 1995, com 19 foi pai, e Lara nasceu. Todos sabemos que ter filho cedo é difícil quando não se vem de família rica. Porém, Ítalo não se deixou abalar, continuou trabalhando e, em 1999, iniciou um trabalho de design de catálogos para indústria cerâmica brasileira. Fato interessante é que em seguida, Ítalo mudou de ramo várias vezes até encontrar o seu caminho. Investiu em reflorestamento, construiu casas para vender, entre diversas outras coisas.
Determinação
“Não pude escolher onde nasci, mas posso trabalhar para escolher como vou viver”, diz Ítalo. O foco e a disciplina são surpreendentes! Em 2009, Ítalo se deparou com o mercado de ações, o qual despertou seu interesse. Quando fez suas primeiras compras, ele não sabia nada sobre o mercado de capitais, então se sentindo despreparado começou a buscar conhecimento.
O mercado acionário é complicado, mas Ítalo tem algo que poucos possuem, a disciplina. Ser disciplinado é algo raro no mundo atual, onde todos buscam o imediatismo, já ele mudou sua vida. Ao longo dos anos, abriu empresas, mas nunca deixou de investir. Em 2019, com 44, parou de trabalhar 'tradicionalmente' e começou a viver de renda. Ítalo teve tropeços, assim como Warren Buffett já teve, porém, sua estratégia de investimentos chamada de “buy and hold” (comprar e segurar) fez com que fizesse investimentos seguros e conseguisse construir seu patrimônio.
Legado
Hoje, Ítalo transmite seus conhecimentos por meio de cursos e livros, já escreveu dois: “O Vício do Século” e “10 Razões para Manter seus Filhos Longe das Telas”, no momento ele está escrevendo seu terceiro livro, mas dessa vez referente a investimentos para iniciantes.
Questionei-o sobre sua motivação atual e ele me respondeu o seguinte: “Hoje, minha motivação é passar um conhecimento honesto sobre o mercado de capitais e a bolsa e que é possível prosperar neles sim, mas não é tão rápido e fácil como como a maioria fala na internet. Mesmo sendo difícil, faço com foco e honestidade. Às vezes, não atinjo a todos, mas sim a todos que eu puder”
Admiração
Sendo sincero, eu considero Ítalo um exemplo para o brasileiro comum, ele saiu do 'zero' para chegar onde está, inclusive eu já participei do seu curso de investimentos e posso dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida. Estudo o mercado de ações há algum tempo, mas fico triste em dizer que caí nas armadilhas da internet e aprendi conteúdo ruim. Com seus ensinamentos, aprendi que o mercado não é nada eficiente, mas sim completamente ineficiente. Trouxe-me visões do mercado que eu nunca imaginaria. Já conhecia o buy and hold, mas não profundamente.
Por fim, quis trazer uma experiência bacana para você, leitor. Acho que devemos tomar como exemplo a vivência de pessoas bem-sucedidas, como também nos aproximar delas. E não se esqueça: nunca é tarde para começar!
''
Empreendedorismo Juvenil
Finanças, empreendedorismo e bolsa de valores.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br