Na coluna anterior, ensinei como analisar uma ação usando o método da análise fundamentalista. No entanto, há um ponto importante a ser mencionado: os prêmios. Quando mencionei que o preço da ação estava acima do valor patrimonial por ação (VPA) e comentei que um preço da ação dividido pelo valor patrimonial (P/VP) de 1.30x seria o meu limite, é necessário destacar que existem exceções. Essas exceções dizem respeito ao "prêmio" a ser pago pelo valor agregado que uma empresa possui. Vamos utilizar Banco do Brasil (BBSA3) como exemplo, mesmo que seu P/VP esteja bem atrativo atualmente - é importante notar que estou usando essa empresa apenas como exemplo e não fazendo uma recomendação de compra -. Em razão de sua excelência como empresa, alguns estariam dispostos a pagar até duas vezes o seu P/VP. Mas por que isso acontece? Isso ocorre simplesmente pelo fato de que é difícil encontrar essa empresa sendo negociada a um valor inferior a 1.50x P/VP, e em certas empresas essa situação nunca ocorreu.
Observa-se que atualmente o dividendo pago por ação em relação ao preço da ação (Dividend Yield) está em 9,5%. Ao analisarmos o histórico de pagamentos de dividendos da empresa, fica evidente que o Banco do Brasil é um pagador de proventos bastante sólido. Ao aplicarmos o método de análise fundamentalista que expliquei na coluna anterior, fica claro que esta é uma empresa altamente atrativa para investimento.
Portanto, existem prêmios substanciais que podem ser justificados. Alguém me questionou sobre os prêmios na semana passada, então achei relevante abordar esse tópico. Há empresas que você praticamente “nunca” encontrará a um preço favorável no mercado, e nesse caso, se você acredita profundamente no potencial daquela empresa, pode ser sensato pagar o prêmio necessário. Invista de maneira consciente e evite tomar riscos excessivos. Como Warren Buffett disse: "O mais importante é não perder dinheiro".
Empreendedorismo Juvenil
Finanças, empreendedorismo e bolsa de valores.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br