SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas aéreas >FAZER O CURSO!
Sábado, 09 de dezembro de 2023

COLUNISTAS

Luiz Gustavo Kabelo

A morte da filosofia?

29/08/2023 17h41 | Atualizada em 29/08/2023 20h46 | Por: Luiz Gustavo Kabelo

A Filosofia no século 21 é tida como inútil por alguns; já até tentaram arrancá-la do currículo escolar, mas obviamente isso tem um motivo e um propósito escancarado nas nossas caras.

Em minha última semana fui confrontado a pensar sobre a importância da filosofia em nossas vidas. Bem, aqui está minha resposta: A filosofia é uma arte, um estudo, uma ciência que estuda a vida; ali existem filósofos matemáticos, físicos, psicólogos e muitos outros. Os antigos gregos eram filósofos que estudaram muito, porém, hoje o que chega ao senso comum do ocidente são pequenas migalhas de filosofia, vendedores de cursos e livros que, sinceramente, não agregam muito, a não ser dizer o que um grupo quer ouvir. Aqueles que se atrevem a confrontar o senso comum pagam um preço caro. Os antigos filósofos eram encrenqueiros, rebeldes que desafiavam as pessoas e os políticos, por esse motivo Sócrates foi condenado à morte. A filosofia sempre teve uma força “contrapoder”, como diria Foucault, questionadora.

Então é claro que um Brasil polarizado não precisa de filosofia, e sim de filmes com super-heróis. Dói muito menos assistir o Homem de ferro morrer em um filme dos vingadores do que ler um estudioso falar que você está sendo feito de idiota. É muito mais fácil polarizar e acreditar que existem apenas dois lados do que pensar por si. Pensar por si é muito difícil, tem que ter o trabalho de estudar, pesquisar, comprar livros e cumprir o desafio de entendê-los, é mais fácil rolar pelas redes sociais e ver entretenimento barato, repetir o discurso de um ou dois e dar uma de “inteligentinho” com frases prontas.

Claro, precisamos de nosso sagrado descanso, mas o que eu estou me referindo aqui é a importância de dar valor ao entretenimento - sim a filosofia também pode ser um entretenimento - que não, necessariamente, faça você comprar um bonequinho ou uma camiseta de um super-herói qualquer. Precisamos de um tempo ocioso e tranquilo, porém, certas portas depois que se fecham não se abrem mais, e acredito que seja importante essa reflexão sobre nossas vidas.

A filosofia propõe o debate saudável, sensato e com bom senso, onde ambos os lados saem ganhando, não visa destruir ou eliminar e sim agregar, questionar, discutir. Por isso, coloca em risco aqueles que pregam a polarização e a política do “nós contra eles”. Logo, a filosofia se torna um calo nos pés daqueles que precisam de um inimigo para emergir, aqueles que se qualificam como antídoto para um mal, pois não mais tem utilidade.

A vida de um estudioso da filosofia é frustrante e os pós-modernos têm medo de se frustrar, já que ninguém quer ter o trabalho de ler, reler e mesmo assim terminar confuso. Com a internet, queremos a resposta última e absoluta, porque reflexões não fazem sentido. Por que pensar se me dão a resposta na mão? (literalmente).  Mas, quem compôs essas respostas? Será que não havia nenhum propósito? Provavelmente sim, mas depois que seus efeitos já estão instaurados, depois que a conta já foi paga, quando a intenção do interlocutor dessas respostas vem à tona, já é tarde demais, toda uma cultura já foi contaminada ou eliminada, e por isso a filosofia é tão importante, para você não ser massa de manobra.

Obviamente, para os políticos, é mais fácil contornar um bando de elitistas preocupados com os juros do FGTS do que com quem está preocupado com a saúde mental das pessoas ou com o que é a felicidade.

Bom, por fim, espero que eu tenha feito você refletir um pouco. O caminho do questionamento nunca é fácil, é uma estrada com trepidação difícil, e se ficarmos mansos nunca escolhemos este caminho e podemos parar de evoluir como sociedade. Aliás, é importante destacar que optei por não caminhar pela área da moral e ética da filosofia, sua importância no direito e a demais áreas, porque penso que o texto tomaria outros caminhos e não era esse meu objetivo. Quem sabe em um próximo momento.

Não tinha me dado conta de como seria difícil escrever sobre algo que amo tanto. Obrigado pela leitura!

Siga-me nas redes:

 

Luiz Gustavo Kabelo

Além do Eu

Luiz Gustavo Pereira é compositor e escritor com dezenas de trabalhos lançados por bandas e sua produtora. É acadêmico de Psicologia e foi um dos fundadores da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (Lasesp) e é membro da Liga Acadêmica de Psicanálise (Lepsic).

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.