Sábado, 25 de maio de 2024

COLUNISTAS

Luiz Gustavo Kabelo

Luto

23/10/2023 14h21 | Por: Luiz Gustavo Kabelo

A perda é uma das experiências mais desoladoras que podemos vivenciar. Por vezes, ela tira o chão, porém traz consigo muito aprendizado e sabedoria. Hoje vamos conversar sobre o luto.

O luto pode afetar dimensões físicas, sociais, psicológicas e espirituais, pois ele não acontece apenas na perda de nossos entes queridos. Mas, também na perda de um relacionamento, de uma habilidade e por vezes de tudo aquilo que traz um déficit em nossas vidas que pode, ou não, ser irreversível. 

O luto é um processo contemplado por três fases: negação, adaptação e aceitação. Na negação hesitamos na possibilidade de viver sem o objeto do luto, podendo até acusarmos a espiritualidade ou a Deus por ter nos arrancado o que faz tanta falta. Na adaptação começamos a projetar uma aceitação, retornando a rotina e entendendo que o mundo fora do luto não cessou. E, por último, a aceitação, em que superamos a perda mas, não necessariamente, a dor ou o vazio acabam.

É importante frisar que, em um ou dois meses da perda, se o sujeito ainda continuar com humor deprimido, um humor que não aparecia antes do luto, é necessário buscar ajuda psicológica. Ainda, crenças e práticas religiosas podem facilitar o enfrentamento do sofrimento. 

O mais importante é o acolhimento dos familiares e amigos, além de ficarmos ao lado daqueles que amamos em momentos tão difíceis, pois uma rede de apoio é fundamental neste momento. Passar pelo luto é difícil, mas a vivência dos rituais fúnebres é fundamental para que o cérebro se adapte e entenda a perda, aprendendo a ressignificar memórias.

Esta coluna é uma homenagem ao meu amigo Fabrício Izidoro Aurélio (Tabito), que depois de tantos ensinamentos me deixou um último: conviver com o Luto.

 

Luiz Gustavo Kabelo

Além do Eu

Luiz Gustavo Pereira é compositor e escritor com dezenas de trabalhos lançados por bandas e sua produtora. É acadêmico de Psicologia e foi um dos fundadores da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (Lasesp) e é membro da Liga Acadêmica de Psicanálise (Lepsic).

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.