Quarta-feira, 19 de junho de 2024

COLUNISTAS

Luiz Gustavo Kabelo

Narcisismo e redes sociais: o que o Threads tem a nos dizer?

11/07/2023 18h15 | Por: Luiz Gustavo Kabelo

Logo após o lançamento da nova rede social “Threads”, muitos começaram a sua corrida diária pela fama na nova rede. Mas, pensaremos agora: o que está por trás desse cyber narcisismo?

Os posts repetidos no Threads das redes sociais vizinhas evidenciaram minha teoria, me parece que existe uma ansiedade constante por ser notado, um tipo de “me olhe e veja como eu sou legal”. Mas, por que este sentimento nos inunda? Afinal, são numerosos aqueles que querem ser notados, porém, me pergunto: por que e para que ser notado? 

Por muito tempo coloquei na minha cabeça que eu precisava de muitos seguidores porque era uma forma de sucesso. Ao investigar um pouco mais percebi que eu era apenas uma engrenagem em um movimento de manada, fazendo muito dinheiro para alguém e colaborando para o ócio de dezenas de pessoas, e pior, acaba por não agregar em nada na vida daqueles que eu tomava o tempo. Tudo bem, esclareço aqui que não precisamos ser monges ou grandes pensadores, mas é importante refletir sobre o que queremos deixar naqueles que desejamos o afago de uma curtida. 

Num contexto neurológico, vale lembrar que existe um neurotransmissor produzido pelo cérebro chamado “dopamina” e, não despretensiosamente nossos smartphones são grandes estimuladores deles. A cada vibração dos nossos aparelhos, dispara-se instantaneamente dopamina em nossos cérebros, o que acarreta um prazer instantâneo. Cientistas dizem que, por meio deste fato, temos uma população viciada em estímulos dopaminérgicos, levando os sujeitos a buscarem recompensas rápidas, as quais as drogas e as telas têm o poder de dar. 

Ao fundir estes estímulos com o caráter narcisista temos a maior ferramenta de massagem de egos do planeta: as redes sociais. Mas, é importante ressaltar que não são todos que estão nelas que são narcisistas crônicos. Porém, é inegável que há um estímulo aos usuários a terem comportamentos narcisistas, pois, num geral, aquele que não tem caráter narcisista tente a se comportar como tal por indução das telas.

É importante buscarmos o equilíbrio e entender por que necessitamos deste afago. Assim, podemos tentar sair um pouco de nossa confortável bolha e avistar novos horizontes, buscar criar e não só copiar. Estou em minha jornada, espero que você encontre a sua.

Siga-me na grande rede:

 

Luiz Gustavo Kabelo

Além do Eu

Luiz Gustavo Pereira é compositor e escritor com dezenas de trabalhos lançados por bandas e sua produtora. É acadêmico de Psicologia e foi um dos fundadores da Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade (Lasesp) e é membro da Liga Acadêmica de Psicanálise (Lepsic).

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.