Não pode passar batido o protagonismo do tubaronense Estêner Soratto Júnior, secretário estadual da Casa Civil, para que o projeto Universidade Gratuita saísse do papel. A sanção da proposta, promessa de campanha de Jorginho Mello (PL), aconteceu nesta terça (1º).
Soratto venceu uma difícil eleição para deputado estadual em 2022 e aceitou um desafio de extrema dificuldade - chefiar a principal secretaria do governo do Estado. Poderia ter recusado o convite de Jorginho e atuar como deputado, função que o daria muitos benefícios - sempre mais fácil ser pedra do que vidraça. Estêner, de experiência política apenas em Tubarão, topou ajudar.
O Universidade Gratuita foi um projeto de difícil construção, que pautou o debate público em Santa Catarina nos últimos meses. Foi preciso grande habilidade política para construir a proposta e ter o apoio dos deputados estaduais, além das entidades que representam as universidades catarinenses.
Soratto foi enaltecido por Jorginho Mello durante o evento que sancionou o programa, em Florianópolis. O projeto, que deve oferecer a chance de muitos catarinenses cursarem uma graduação, tem a digital de um tubaronense.
Meia-Cancha
Coordenador de jornalismo na Rádio Cidade Tubarão e apresentador do Jornal da Rádio Cidade. Escreve sobre o esporte de Tubarão e política regional.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br