Não faltam motivos para elencar que o Hercílio Luz está muito próximo de uma histórica disputa de semifinal de Campeonato Catarinense. A vitória neste domingo (19), por 1x0, contra o Figueirense, coloca o Leão do Sul perto da vaga. Se dentro de campo é preciso concentração, fora dele a torcida pode começar a projetar nova viagem para Florianópolis (Avaí) ou Criciúma.
O primeiro fator é a força defensiva. O Hercílio só sofreu três gols na competição. Só em dois jogos teve a meta vazada. Atuou 12 vezes. Realizou seis jogos no Aníbal Costa e não sofreu gols.
O segundo fator é a força de atuar como mandante. A última derrota no Aníbal Costa foi em 7 de novembro de 2021 - 2x1 para o Juventus. Passou 2022 inteiro e o início desse ano sem perder em casa.
O terceiro ponto é a fragilidade adversária. Em cinco jogos longe do Scarpelli, o Figueirense perdeu quatro e empatou um. Lembrando que o Alvinegro precisa marcar gols (difícil) e vencer (mais difícil ainda) para avançar de fase.
Isso sem contar o desempenho das equipes e a situação externa. O Hercílio é melhor que o Figueirense e vive ambiente tranquilo, enquanto o time da Capital está em crise. Futebol é imprevisível, tudo bem. Mas é improvável que o Hercílio Luz seja eliminado na quarta-feira (23).
Meia-Cancha
Coordenador de jornalismo na Rádio Cidade Tubarão e apresentador do Jornal da Rádio Cidade. Escreve sobre o esporte de Tubarão e política regional.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br