SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022

COLUNISTAS

Matheus Aguiar

Nova enchente: sem redragagem do rio Tubarão, risco de outra tragédia é alto

24/03/2022 09h52 | Atualizada em 24/03/2022 12h56 | Por: Matheus Aguiar
Foto: Divulgação

Todo dia 24 de março é lembrado com tristeza em Tubarão em razão da devastadora enchente de 1974. Muitas vidas perdidas, prejuízos de toda ordem e um medo interminável de que tudo aquilo possa acontecer outra vez.

Também em março sempre ocorrem seminários. Eles discutem saídas para que uma nova tragédia não volte a afetar a região. As obras de redragagem do rio são necessárias, mas, infelizmente, não parecem ser prioridade para autoridades políticas, principalmente as estaduais.

Essas obras custam muito dinheiro e possivelmente demandariam financiamentos internacionais. A projeção é que o custo seja de centenas de milhões de reais. Mas o problema é que, antes disso, são necessárias licenças ambientais. E até nesse ponto há morosidade. Bom, se até para obter algo mais "simples" há muito atraso, como ter otimismo em relação às obras?

Existe uma comissão de acompanhamento dos projetos de redragagem. São engenheiros, políticos e outras autoridades em busca de soluções para o problema. Mas a impressão que fica é que o seminário anual nem precisaria acontecer. Para economizar tempo bastaria repetir todas as falas dos anos anteriores.

Enquanto isso o temor não acaba. Eventos como aquele de 1974 são cíclicos - há registros de outras enchentes em Tubarão em décadas anteriores. Em 2010 o rio quase transbordou no Centro. Serviços foram paralisados e aulas canceladas. Enquanto os seres humanos brincam com o risco, a natureza dá sinais do que pode acontecer no futuro. 

publicidade

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.