SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022

COLUNISTAS

Matheus Aguiar

Pesquisas em 2018: PT no governo de SC e na presidência

30/01/2022 12h01 | Atualizada em 30/01/2022 15h02 | Por: Matheus Aguiar
Foto: Divulgação

Se as pesquisas eleitorais tivessem acertado os resultados em 2018, Santa Catarina teria pela primeira vez um governador do PT. E o Brasil enxergaria o retorno de Lula à presidência. É o que dizem alguns levantamentos realizados por institutos há quatro anos, meses antes das eleições que deram a Carlos Moisés e Jair Bolsonaro - ambos do PSL à época - os cargos de governador e presidente, respectivamente.

Em agosto de 2018 - apenas três meses antes das eleições, portanto -, Décio Lima (PT) liderava as pesquisas. No dia 17 daquele mês o Ibope apontava o ex-prefeito de Blumenau com 16%, seguido por Mauro Mariani (MDB), com 11%. Moisés, pasmem, tinha apenas 1% (atrás, por exemplo, de Ingrid Assis, candidata pelo PSTU, que tinha 2%). Gelson Merísio (PSD), derrotado pelo ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Tubarão, aparecia em 3º com 6%. Foram 812 eleitores ouvidos entre 14 e 16 de agosto.

Em janeiro de 2018 Lula via seu nome disparado na frente. O Datafolha, em 31 de janeiro, apontou o ex-presidente com 37%. Bolsonaro tinha 16%. O petista sempre liderou os cenários, até ficar inelegível com base na lei da ficha limpa - condenado em segunda instância. 

Pesquisa é retrato do momento e mesmo assim a quantidade de gente ouvida pelos institutos de pesquisa é mínima. Na política, tudo pode mudar em uma fração de minutos. O melhor conselho é: vote com convicção, naquele que represente melhor suas ideias. Se o seu candidato está mal nas pesquisas, ignore o pensamento de que vai "desperdiçar" o voto escolhendo alguém "sem chance". Já pensou se os eleitores de Moisés pensassem assim em outubro de 2018?

 

 

publicidade

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.