Os números mostram: o Hercílio Luz não será rebaixado à segundona estadual de 2023. Mesmo que ocorra uma tragédia e o time de Tubarão perca todos os sete jogos que restam na primeira fase – o que sabemos, não irá acontecer -, a equipe não cairá de divisão.
No ano passado Criciúma e Metropolitano caíram no estadual. O Tigre somou 8 pontos e o Metrô foi rebaixado com 6. O Concórdia foi o 10º com 10 pontos. Depois, o Hercílio, que havia terminado a primeira fase com 12, foi punido em razão da escalação irregular de um atleta e mesmo assim não caiu – terminou com 9.
No Rio Grande do Sul, onde o estadual é disputado do mesmo jeito, só que há mais tempo do que em SC, os dados também são favoráveis ao Hercílio. Em 2021 os rebaixados foram Esportivo e Pelotas – somaram 9 pontos.
Há dois anos São Luiz e Pelotas somaram 8 pontos e cairiam, não fosse a mudança do regulamento que impediu o ato por causa da pandemia. Em 2019 o Avenida somou 6 pontos e o Veranópolis fez 5. Caíram com merecimento. Já em 2018 foi a vez de Cruzeiro e São Paulo caírem – 9 e 6 pontos, respectivamente.
O Hercílio Luz irá jogar o Campeonato Catarinense de 2023. Agora é hora de subir o segundo degrau – classificação às quartas de final. Depois disso pode tentar o terceiro – garantir vaga na Série D do ano que vem.
Rádio Cidade Tubarão
Coordenador de jornalismo na Rádio Cidade Tubarão e apresentador do Jornal da Rádio Cidade. Aqui, política e esporte se misturam.
VER COLUNAS