SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Terça, 24 de maio de 2022

COLUNISTAS

Milton Alves

As dúvidas do Caio candidato

16/03/2022 05h00 | Atualizada em 16/03/2022 13h36 | Por: Milton Alves

O vice-prefeito Caio Tokarski, atualmente no comando do município em virtude da viagem do prefeito Joares Ponticelli a Israel, vai esperar a volta do titular para tomar uma decisão sobre em qual sigla se filiará, objetivando buscar uma cadeira na Câmara Federal, nas eleições de outubro. Caio, que começou o ano no seu partido de origem, quando se elegeu vice-prefeito de Tubarão, o PSD, já esteve no PL e tem flertado com o União Brasil, fruto da fusão do PSL com o DEM. Esse flerte, todavia, por questões logísticas, pode não levar a noivado e, muito menos, casamento, e por isso surge no contexto a possibilidade de filiação ao Republicanos.

O governador Moisés 

Os Republicanos já tinham sido o primeiro partido sondado para recebê-lo quando Caio deixou o PSD, mas o projeto acabou esfriando porque a sigla já estava programado o encaminhamento do ex-vereador tubaronense, Lucas Esmeraldino. Que atualmente também é um possível candidato à Câmara dos Deputados. Mas, por que então Caio iria agora para o Republicanos, se lá atrás já abandonou essa ideia, tendo em vista a presença de Lucas? Porque agora o projeto passa pelas mãos do governador Carlos Moisés, que se filiou ao partido, e é uma das únicas lideranças, neste momento, com capacidade de “acomodar” as candidaturas, evitando que haja um choque entre Lucas e o atual vice-prefeito de Tubarão.

 

 

Não existe problema com a concorrência

Caio, é bom que se diga, não têm qualquer dificuldade de se acomodar em quaisquer uma das siglas que estejam mais próximas da sua tendência ideológica, que é de centro-direita. Aliás, até mesmo com algumas siglas da centro-esquerda, Caio se daria bem. Ele é um dos raros políticos de Santa Catarina que transita por quase todos os partidos do estado, sem muitas objeções das partes. A questão do vice-prefeito não é de ideologia, e muito menos de relacionamento pessoal com os integrantes dessas siglas. O que ele precisa é de um projeto político-partidário que lhe garanta “porteira aberta” para disputar uma eleição, sem obstáculos, dentro da própria sigla, em termos de região Sul. Foi por isso que ele deixou o PSD, meses atrás, pois sabia que teria que bater de frente com o amigo Ricardo Guidi, caso lá continuasse. Foi também pela existência de nomes já consolidados no Sul que ele deixou o PL pouco tempo depois de ter se filiado ao partido de Jorginho Mello. Acontece que quando da sua filiação, o PL ainda não tinha em suas hostes, o presidente Jair Bolsonaro, que acabou levando para a sigla um nome forte, como o do deputado federal Daniel Freitas, além de lá já estar a ex-candidata a prefeita de Criciúma, Julia Zanata.

O fator Lucas Esmeraldino 

Considerando tudo o que fez anteriormente, é que se entende porque agora o vice-prefeito precisa que as últimas peças do tabuleiro sejam mexidas, coisa que não depende só dele. Para que possa executar o movimento que o levará a possibilidade de um "xeque mate", em relação a uma candidatura realmente forte, e com condições de vingar, será preciso fazer ajustes. Em suma: se o governador readequar o nome de Lucas Esmeraldino no contexto das candidaturas, quem sabe o convencendo a não concorrer ou concorrer a um outro cargo, é bem possível que Tokarski se lance pelo Republicanos, com o apoio de Moisés e vários prefeitos da região da Amurel. Caso isso não ocorra, deve mesmo sair pelo União Brasil, que no  momento perdeu um pouco a sustentação do seu projeto, em decorrência do confronto que se abriu na Grande Florianópolis, entre as candidaturas de Gean Loureiro e Dário Berger pelo PSB, ao governo do estado. É que uma acaba esvaziando a outra. Vamos ver como se movem as peças no tabuleiro.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.