SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

A concorrência cresce no digital e sua empresa não tem presença online?EVOLUA!
Segunda-feira, 15 de agosto de 2022

COLUNISTAS

Milton Alves

O Doutor que nos orgulha - Reginaldo Osnildo, de trás das grades a cidadão do mundo

04/07/2022 00h10 | Atualizada em 03/07/2022 17h10 | Por: Milton Alves
Reginaldo numa das suas palestras

Semana passada foi especial para todos nós comunicadores e jornalistas que fazemos parte das empresas do Grupo Catarinense de Rádios e do Portal SC Todo Dia, ligadas ao empresário das comunicações Gil Losso. O diploma de Doutor em Ciências da Linguagem do jornalista e professor Reginaldo Osnildo, nosso colega das equipes de rádio na função de coordenador de multimídia, e principal desenvolvedor do portal na internet, não foi apenas mais um título impresso numa folha de papel vergê.

Das grades ao doutorado

Foi a coroação de uma luta que se estende por anos, desde quando lá atrás, ainda bem jovem e imaturo, o florianopolitano Reginaldo Osnildo envolvido pelo vício do crack acabou sendo falsamente acusado por um homicídio que não cometeu, e na prisão, antes de ser colocado de forma mais do que justa em liberdade, descobriu através da escrita, que poderia figurar em destaque nas tevês, rádios, jornais, revistas ou blogs de todo o planeta, mas não nas páginas policiais. Haviam outras formas de aparecer, e através do bem, e – como ele próprio costuma dizer – Deus lhe mostrou o caminho. 

Lapidado pelo sacrifício

Até a última quarta-feira, quando teve sua tese de doutorado aprovada por uma banca na Unisul, Reginaldo viveu um périplo que para muitos seria insuportável. Nos últimos quatro anos passou parte deles entre Imbituba, onde morava, e Tubarão, onde estudava e trabalhava, vindo todos os dias as seis da manhã e voltando pra casa na madrugada do outro dia; perdeu noites e noites de sono; sacrificou a convivência com a família; teve que negociar horas de trabalho com colegas e empreendeu muitos sacrifícios para superar as etapas.

O paizão

Mas é aquela história: se Deus mostra o caminho, muitas vezes também coloca pessoas para ajudar a retirar as pedras. Nessa batalha toda Reginaldo teve a felicidade de encontrar no empresário Gil Losso meio que um “paizão”, que acreditou nas suas ideias, deu a ele equipamentos e material humano necessários para montar a plataforma multimídia do GCR e readequou, sempre que preciso, sua escala de trabalho com os estudos, para que ele pudesse concluir o projeto dos sonhos: a tese “Arquétipos Vendem: A jornada virtual do herói impulsionada por conexões narrativas que ativam o mentor no digital”, aquela que o tornou doutor.

O que vem pela frente

Alguém até pode estar perguntando: “Mas para chegar a doutor Reginaldo passou pela pós e mestrado, por que as teses anteriores não tiveram o mesmo destaque?” É que essa tese de doutorado “Arquétipos Vendem” é suis generis. Não existe nada idêntico no universo acadêmico brasileiro. Até então nunca ninguém pensou nisso, ou se pensou, não escreveu e muito menos defendeu essa possibilidade em formato acadêmico. O futuro ninguém sabe, mas não estamos livres de termos entre nós alguém que possa ser perpetuado pelo resto dos tempos como “aquele que criou isso ou aquilo”.

O alvo é o mercado de vendas

É preciso destacar que Reginaldo ficou quatro anos debruçado sobre livros, revistas e jornais, manuais de agências e trabalhos mercadológicos, pesquisando, tanto os comportamentos de mercado quanto os consumidores, colocando em prática, e com sucesso, o que ele concluía nas pesquisas em algumas das suas atividades com clientes do Grupo Catarinense de Rádios. A obra portanto, tem elementos que podem se transformar em referencial para agências de publicidade, empresas comerciais e empreendimentos do mundo todo. Ou seja: suas teses podem revolucionar, no futuro, e não muito distante, o mercado de vendas, tanto o online quanto o físico. Isso é fantástico.

Milton Alves

Rádio Cidade Tubarão

Opinião com credibilidade. Apresentador do programa Notícias da Cidade da Rádio Cidade Tubarão.

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.