SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Invista no posicionamento digital da sua empresa com o Estúdio SContime!CLIQUE AQUI
Quarta-feira, 25 de maio de 2022

COLUNISTAS

Moisés de Souza

Negueba ganha a titularidade

02/04/2022 10h20 | Atualizada em 02/04/2022 13h22 | Por: Moisés de Souza

Com essa afirmação o técnico do Criciúma, Cláudio Tencati, iniciou a coletiva de imprensa em que projetou a partida contra o Juventude neste sábado, dia 2. O jogo contra os gaúchos será o terceiro da série de jogos-treinos que a equipe está fazendo para dar ritmo ao elenco e se preparar bem para o Campeonato Brasileiro da Série B. O técnico confirmou que outra mudança será na parte de criação com a saída de Marcelo Serrato, para a entrada de Felipe Mateus, com Negueba atuando pelo lado esquerdo.

Outro ponto destacado na coletiva foi o bom desempenho de Lucas Xavier, sinalizando que o jogador deverá entrar no decorrer do jogo. A pretensão é observar um pouco mais Lohan e Rafael Bilu na questão de afinidade e entrosamento.

No futebol o que vale é bola na rede e resultado, mas nesse caso em que o Criciúma está em construção, fica claro que o resultado está, neste momento, em segundo plano. É hora de testar, apresentar as ideias, observá-las, se permitir ao erro, na busca pela formação de um time ou mesmo um elenco solidificado. O Tigre pode estar vivendo seu melhor momento no que diz respeito à preparação. Não há nada melhor para um grupo do que ter tempo e não ter pressão.

 

Moisés de Souza

As segundonas

26/03/2022 07h58 | Atualizada em 26/03/2022 11h01 | Por: Moisés de Souza

Serão duas edições, na segunda divisão, para o Criciúma Esporte Clube em 2022. São duas Séries Bs em que se imagina que haverão doses de cobranças diferenciadas. Em relação a segundona do estadual, dizer que o futebol atual está atrelado a seguinte frase dita popularmente: “Não temos mais time bobo”. Esta é sim uma frase verdadeira e todos que se põem a disputa merecem respeito.

Outro ponto é o contexto que envolve o Criciúma Esporte Clube no momento. O trabalho da diretoria, da comissão técnica, a busca por contratações, os jogos-treinos. Com toda essa conjuntura, não sei se a torcida aceitaria outro resultado que não seja o acesso com sobras. 
 

 

Moisés de Souza

Um time “parado”

19/03/2022 09h03 | Atualizada em 19/03/2022 12h07 | Por: Moisés de Souza
Imagem: Pexels

A dura realidade do Criciúma E.C. talvez seja o motivo do castigo que culminou com a eliminação na Copa do Brasil. A mescla entre treino e jogos é fundamental para um bom desenvolvimento de um time de futebol.

Evidente que, um jogador não desaprende a jogar, assim como um motorista não desaprende a dirigir, seja qual for a atividade exercida, é necessário uma sequência para que tudo flua com naturalidade.

 

 

Moisés de Souza

Goiás x Criciúma

02/03/2022 22h25 | Atualizada em 03/03/2022 01h25 | Por: Moisés de Souza
Imagem: Pexel

Diante do contexto envolvendo o jogo que definiu o adversário do Tigre na Copa do Brasil, em termos de preferência, levando em consideração, tradição e até mesmo a qualidade técnica entre Sousa/PB e Goiás, possivelmente a maioria dos torcedores do Criciúma, fariam a opção pelo Sousa/PB.

No futebol brasileiro atual não tem adversário fácil, a própria Copa do Brasil já andou apresentando algumas chamadas, “Zebras”, tão pouco dá pra escolher adversário. O que pode servir de alento e até gerar expectativa positiva é o histórico entre Criciúma e Goiás.

No geral os números apontam uma vantagem significativa para o Tigre em confrontos contra o time goiano. Se o assunto for só Copa do Brasil, o time catarinense também se sobressai. Tudo isso está no campo da história, em que alguns podem pensar que para o atual momento isso não tem relevância. Evidente, não é possível prever quem segue na competição.

Entretanto, neste momento o fator mais relevante talvez esteja no empenho e trabalho que jogadores e comissão técnica realizam e também naquilo que podemos chamar de uma “nova pré-temporada”. Assim, focando as forças no tempo que novamente se apresenta como um aliado ao Criciúma na preparação para enfrentar o Goiás.

Moisés de Souza

N. D. A

11/02/2022 22h28 | Atualizada em 18/02/2022 18h15 | Por: Moisés de Souza
Imagem: Pexels

Se você fosse convidado para tomar um chopp e comer um lanche no Sport Bar do Criciúma E.C, você ia preferir ir até o Predestinado, o Barjestoso, o Covil do Tigre, ao Rugido ou ao Copa 91?

Esses nomes foram selecionados pelo departamento de marketing do Tigre para uma votação interna, que vai dar o nome ao estabelecimento que está sendo construído, anexo ao Estádio Heriberto Hülse. A expectativa é que o local esteja pronto em abril. O formulário para participar do pleito pode ser encontrado no site oficial do Criciúma E. C.

O marketing do Criciúma E.C conta com profissionais extremamente competentes, assim como toda a cúpula tricolor, mas nos tempos de escola e faculdades, alunos e ex-alunos devem lembrar, as questões de provas objetivas vinham com alternativas A, B, C e D, e uma delas indicava as iniciais N.D.A, que se referia a Nenhuma das Anteriores. Alguns iam preferir esta opção.

Segundo teste

Neste sábado, dia 12, o Criciúma faz um novo teste de intensidade no elenco. A equipe do técnico Cláudio Tencati faz o jogo-treino contra o Glória de Vacaria.

O Tigre ainda não entrou em ritmo de competição é verdade, mas o trabalho nos treinamentos, aliados a esses jogos menos expressivos, deixam o time muito a vontade para se soltar e mostrar toda a capacidade de produção da equipe.

Um time de futebol profissional convive com pressão por bons resultados, no caso do Criciúma, com a pré-temporada esticada, a confiança se eleva para um time tecnicamente forte quando a bola rolar, nesse caso, a pressão nem estará tão presente na vida do Tigre em 2022.

 

Próspera x Barra

O Próspera não tem apenas os adversários em campo neste Campeonato Catarinense, encontra também algumas adversidades extras.

Diante de tudo isso, o técnico Emerson Cris tem se mostrado confiante. A equipe tem alguns problemas para o jogo de domingo em Florianópolis, tem uma nova viagem, pois ainda não pode jogar no Mário Balsini, mas ainda assim, se objetivo é mesmo a permanência da elite do estado, dá pra acreditar que é possível.

O Próspera enfrenta o último colocado na rodada do fim de semana, perdeu a última partida, mas venceu Chapecoense e Avaí. Uma vitória sobre o Barra deve elevar ainda mais a confiança nos objetivos do clube na competição.

Mundial de Clubes

Chegou a vez do Palmeiras. O torcedor do verdão e talvez até de outros clubes brasileiros pensam assim.

Será um teste de força, o Chelsea tem uma extrema qualidade, mas para todos no Palmeiras, a hora é agora. Ao menos isso é o que transparece, dois clubes de muita qualidade, com nível alto de competitividade, mas com uma dose a mais de favoritismo para o lado brasileiro.

Moisés de Souza

Jogo-treino de luxo

05/02/2022 08h29 | Atualizada em 18/02/2022 18h26 | Por: Moisés de Souza
Imagem: Pexels

No futebol, em algumas partidas amistosas, diante do que se projeta em termos de intensidade, um termo muito popular usado é: amistoso de luxo. Assim podemos nomear a partida entre Athletico/PR e Criciúma, neste domingo, de “Jogo-treino de luxo”.

Existem alguns fatores que deixam esse jogo em Curitiba bem interessante. O tempo de pré-temporada que o Tigre desenvolve, o adversário que vai colocar sua equipe principal na partida. Pontos fundamentais que deixam o jogo com um pouco mais de tempero.

Diante deste contexto, o técnico Cláudio Tencati, chamou a atenção para o que no momento deve ser levado em conta. O jogo e momento pedem que sejam medidas a capacidade de produtividade da equipe, e não o resultado. Outra situação é que o time continua com tempo para se ajustar, e ainda irá fazer outros dois jogos-treinos para efetivamente iniciar a temporada. A projeção é que o nível de competitividade do Tigre seja intenso.

Moisés de Souza

O Tigre e o tempo a seu favor

28/01/2022 23h54 | Atualizada em 18/02/2022 18h16 | Por: Moisés de Souza
Imagem: Pexels

O lado ruim e tenso do futebol vivido por um clube é o tal do rebaixamento, palavra que remete a inferioridade, fracasso e quando um clube chega a esse extremo, sobram lamentações.

O Criciúma viveu sim uma tempestade diante do Campeonato Catarinense em 2021, mas tem grandes possibilidades de encontrar a calmaria em 2022. Com uma pré-temporada mais longa que boa parte das equipes, o Tigre tem um tempo a mais para trabalhar no sentido de chegar às competições mais estruturado em relação à competitividade.

Elencando alguns pontos favoráveis: temos o técnico Cláudio Tencati, que inicia um trabalho com boa parte dos jogadores conhecidos pela atual comissão técnica, uma direção firme, pensando o clube para frente, fechando e renovando parcerias importantes para saúde financeira.

Tudo isso é super importante para o Criciúma. Agora, não podemos esquecer que estamos falando de futebol e de um clube com uma torcida apaixonada. Portanto, se quando a bola começar a rolar, isso tudo não for transformado em bola na rede, aí o bicho pega. Ah, e com o tempo a favor durante a pré-temporada, é bem possível que a pressão seja um pouco maior.

O Tigre na Europa

Outro ponto positivo no Criciúma Esporte Clube foi a viagem que o presidente em exercício, Alexandre Farias, fez juntamente com o gerente de futebol, Juliano Camargo, na Europa.

Os dois retornaram nesta quinta-feira, dia 27, com uma bagagem cheia de possibilidades e ideias em termos de parcerias com clubes europeus.

Possibilitar que garotos possam estar por lá para intercâmbios, e que futuras negociações possam surgir até mesmo no time profissional, é um grande feito ao Criciúma. Em entrevista a Rádio Cidade em Dia, Farias comentou essas possibilidades, ressaltando que nomes envolvidos com futebol europeu devem fazer uma visita ao Criciúma no mês de abril.

 

Moisés de Souza

Um 2022 de grandes conquistas

04/01/2022 22h36 | Atualizada em 05/01/2022 01h37 | Por: Moisés de Souza

A chegada de um novo ano traz sempre expectativas positivas. No Criciúma Esporte Clube não é diferente, o torcedor sempre mostrou estar junto do Tigre, seja qual for o momento. Agora, com a projeção de uma nova temporada, essa união se mostra ainda mais forte, pois o clube alcançou a marca de 8.000 sócios e a expectativa é chegar aos 10.000. Ótimo!

Indícios de que diante do calendário de 2022, aliada a saúde financeira, o clube deve ter um ano produtivo e rentável. Claro que, dentro das quatro linhas, a equipe deve ser analisada de forma mais aprofundada no momento em que tivermos um esboço de time, e assim, na medida em que o tempo vai passando cada um vai tirando suas conclusões. De momento, é interessante dizer que, entre contratações e renovações, a balança pesa mais para o lado dos que já estavam aqui. Os mesmos que foram, sim, enaltecidos pela torcida pela conquista do acesso, mas que deixaram o torcedor apreensivo e duvidoso até os minutos finais do último jogo diante do Paysandu.

No futebol a euforia e frustração caminham lado a lado, separados por questões de minutos, e até mesmo por um gol.

Moisés de Souza

O balanço do Brasileirão

10/12/2021 21h43 | Atualizada em 11/12/2021 00h45 | Por: Moisés de Souza

Chegou ao fim a principal competição de clubes do Brasil. A classificação final, depois da última rodada disputada nesta quinta-feira, dia 9, mostra uma característica do futebol brasileiro já de algum tempo, que é: competitividade.

Vamos a alguns fatores deste Brasileirão. O Fortaleza fez uma campanha solidificada e pode ser considerado a grande surpresa do campeonato. Ou alguém cravaria na primeira rodada que o Fortaleza asseguraria uma vaga na Libertadores da América?

Pode-se destacar e considerar também o Bragantino, mas por lá já existe um grande investimento desde 2019, resultando nesta bela campanha que o leva a um salto para a América.

Já os badalados Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, não há como negar o nível elevado de competitividade. Ainda assim, entre os três, o Flamengo ficou devendo, assunto que já tratamos por aqui em edições anteriores da coluna.

Sabe aquele emoji das redes sociais que aparece com a mão no queixo, pensativo? O Athlético Paranaense pode ser representado por ele, afinal, chegou em duas finais nesta temporada, sendo campeão da Copa Sul-Americana e vai decidir com o Atlético Mineiro a Copa do Brasil. Créditos importantes para o modesto 14° lugar no Brasileirão.

E o Grêmio? Lembram da mistura de ingredientes levantada anteriormente aqui na coluna, para o bom desempenho de um clube de futebol? O Grêmio é um clube bem administrado, financeiramente estruturado, que dentro de campo não deu certo.

 

Moisés de Souza

Três forças, duas festas

04/12/2021 10h06 | Atualizada em 04/12/2021 13h06 | Por: Moisés de Souza

Atlético/MG e Palmeiras estão em estado de graça com seus torcedores. O clube mineiro soltou um grito de campeão brasileiro, preso na garganta de seu torcedor há 50 anos. A vitória sobre o Bahia deixa o Galo com uma grande vantagem diante dos adversários e, faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Atlético/MG não pode ser mais alcançado por nenhum outro clube na classificação. Já o Palmeiras, mostrou no último fim de semana, que a América vai continuar por mais um ano com o predomínio de suas cores. O time conquistou por duas vezes seguidas a Libertadores. O sucesso de um clube de futebol reúne uma mistura de ingredientes, como: investimentos e planejamento. Alinhado à qualidade técnica de uma equipe bem entrosada e boa administração resulta no que vimos com Palmeiras e o Atlético/MG. Opa! Mas se voltarmos ao passado recente, tínhamos também o Flamengo junto aos clubes mineiro e paulista como favoritos. Diante desses três que tinham tudo que o futebol precisa para ter resultado, o Flamengo termina sim o ano devendo ao seu torcedor. Talvez, no Flamengo, tenha faltado entre esses ingredientes, uma pitada de administração, mas não no contexto burocrático, financeiro ou político do clube carioca. A distância, o que transparece, é que nos bastidores as coisas não funcionaram muito bem. O resultado foi que, entre os três mais badalados clubes brasileiros do momento, tivemos duas comemorações.

 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.