Estamos nos aproximando das últimas horas de junho, mês que, além das festas juninas e das provas de fim de semestre nas universidades e escolas, é reconhecido também por ser o Mês do Orgulho LGBTQIA+. E quando falamos dessa temática, também temos (ou pelo menos podemos) falar de cinema.
O cinema demorou décadas para fazer retratos minimamente respeitosos da comunidade LGBTQIA+. Foram obras e mais obras retratando personagens gays de maneira estereotipada e extremamente rasa, perdendo a oportunidade de não apenas representar um grande grupo de pessoas (e assim conquistar ainda mais público) como também de construir filmes bons, bonitos e reais a partir dessa temática (ou com ela inserida).
Felizmente, rompemos essa barreira nos cinemas. Temos diversos cineastas LGBTQIA+ já consagrados e premiados nesse cenário, bem como diversas obras com protagonistas que representam essa comunidade com a complexidade que se merece.
Pensando nisso, hoje lhes trago algumas dicas de filmes com temáticas LGBTQIA+:
1 - Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (disponÃvel para aluguel na AppleTV, Google Play e Claro Video)
Salvador Mallo é um melancólico cineasta em declÃnio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.
2 - Retrato de Uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma (disponÃvel na GloboPlay e Telecine Play)
França, 1770. A pintora Marianne é incumbida de retratar Héloïse, jovem que acabara que deixar o convento. Héloïse está relutante sobre seu noivado, e Marianne deve pintá-la sem o seu conhecimento. Ela a observa diariamente, para que a pinte em segredo.
3 - Moonlight: Sob a Luz do Luar, de Barry Jenkins (disponÃvel na Prime Video e HBO Max)
Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso.
4 - Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino (disponÃvel na Paramount+)
O sensÃvel Elio é o único filho de uma famÃlia norte-americana com ascendência italiana e francesa. O garoto está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela paisagem italiana. Nesse cenário, Oliver, acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega para despertar sentimentos ainda desconhecidos.
5 - O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee (disponÃvel na Lionsgate, Globoplay e Starz)
Jack Twist e Ennis Del Mar são dois jovens que se conhecem no verão de 1963, após serem contratados para cuidar das ovelhas de Joe Aguirre em Brokeback Mountain. Jack deseja ser cowboy e está trabalhando no local pelo segundo ano seguido, enquanto que Ennis pretende se casar com Alma tão logo termine a temporada. Vivendo isolados por semanas, se tornam cada vez mais amigos e iniciam um relacionamento amoroso. Ao término do trabalho, cada um segue sua vida, mas o perÃodo que passaram juntos irá marcar suas vidas para sempre.
São muito mais do que cinco bons filmes com a temática LGBTQIA+. Somente do premiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, abertamente gay, temos algumas tantas obras com personagens da comunidade extremamente bem construÃdos.
E a lista também passa por Happy Together, de Wong Kar Wai; Carol, de Todd Haynes; Priscilla, a Rainha do Deserto, de Stephan Elliot; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro e por aà vai.
Tem coisa nova nos streamings
A HBO Max trouxe dois excelentes filmes para o seu catálogo recentemente (dois lançamentos, inclusive). O primeiro é o ótimo A Morte do Demônio: Ascensão, longa que retoma as rédeas do universo criado por Sam Raimi de maneira original, extremamente envolvente e, ainda assim, respeitosa com o material original.
O segundo, trata-se de Desaparecida, longa que conta com boa parte da equipe responsável por Buscando e que traz mais uma vez um suspense contado por meio de telas, do celular, das câmeras de segurança ou de uma webcam.
E para não deixar a Prime Video de foram, a plataforma também acabou de adicionar em seu catálogo O Pacto, filme dirigido por Guy Ritchie (Snatch, Magnatas do Crime e etc…) e estrelado por Jake Gyllenhaal (O Abutre, Os Suspeitos e etc…).
Cinema em Cena
Paulo Monteiro é repórter da Rádio Cidade em Dia, de Criciúma, jornalista profissional e um apaixonado pelo mundo do cinema e cultura pop. Com passagens por veÃculos de imprensa de Criciúma, já escreveu sobre a sétima arte também para o Cinetoscópio e CineVitor.
Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br