SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

COLUNISTAS

Priscila Rios

Você está agindo certo com os seus filhos?

23/08/2023 15h12 | Atualizada em 23/08/2023 19h44 | Por: Priscila Rios
Foto: Leonardo Almeida/Arquivo pessoal

Pais narcisistas muitas vezes têm dificuldade em reconhecer as necessidades emocionais de seus filhos, pois focam excessivamente em si mesmos. Isso pode resultar em impactos emocionais e relacionais duradouros para as crianças, incluindo baixa autoestima, dificuldade em estabelecer limites saudáveis e problemas de confiança.

A rotina em família pode ser desafiadora, mas identificar possíveis problemas é o melhor caminho para resolvê-los. Pensando nisso, Leonardo Almeida, médico psiquiatra, revelou cinco características de pais tóxicos. Confira.

Certamente, aqui estão cinco características comuns de pais narcisistas:

1. Foco excessivo em si mesmos

Pais narcisistas têm um foco desproporcional em suas próprias necessidades, desejos e realizações, muitas vezes negligenciando as necessidades emocionais de seus filhos.

2. Falta de empatia

Eles têm dificuldade em entender ou se preocupar genuinamente com os sentimentos e experiências dos filhos, priorizando suas próprias emoções.

3. Exigências irrealistas

Pais narcisistas podem impor expectativas pouco realistas sobre seus filhos, projetando suas próprias aspirações e desejos sobre eles.

4. Manipulação emocional

Eles frequentemente usam táticas de manipulação emocional para controlar seus filhos, como culpa, chantagem emocional ou recompensas condicionadas ao comportamento desejado.

5. Competição constante

Pais narcisistas podem ver seus filhos como uma extensão de si mesmos e competir com eles. Muitas vezes, tentando provar que são superiores em termos de realizações, aparência ou outros aspectos. Vale ressaltar que o narcisismo varia em intensidade, e nem todos os pais com traços narcisistas exibem todas essas características. Se você está lidando com um pai narcisista ou tem preocupações relacionadas a isso, é aconselhável buscar apoio de profissionais de saúde mental ou terapeutas especializados.

O Dr. Leonardo Almeida, além de atender pacientes em Santa Catarina, tem seu trabalho reconhecido por muitos pacientes do mundo inteiro. Para consultas ou informações acesse o Instagram: @Drleonardo.s.almeida, lá você terá acesso à todas as mídias e conteúdos exclusivos.

 

Priscila Rios

Talentos Santa Catarina

Priscila Rios é repórter, com experiência em rádio, TV e no digital. Por aqui, opinião, variedades e cases que são sucesso em Santa Catarina.

Opiniões do colunista não representam necessariamente o portal SCTODODIA.com.br

VER COLUNAS
SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.