A primeira coligação para as eleições estaduais de 2022 será confirmada na segunda-feira (9/5). O PSD terá reunião da direção partidária com seus deputados estaduais e federal para confirmar acordo com o União Brasil, que tem o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, como pré-candidato.
“É um acordo que fortalece o nosso projeto. Nosso partido vai indicar o candidato ao governo e o PSD as outras posições da chapa majoritária. Unidos vamos buscar mais aliados para esse projeto”, confirma Loureiro.
Acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Márcio Búrigo, ele cumpre roteiro em Criciúma nesta sexta-feira para ouvir e buscar demandas para elaborar o programa de governo. Terá também encontro com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), que é articulador dos tucanos para as eleições estaduais e termina o dia em encontro regional do partido, organizado por Búrigo.
Confira a entrevista completa:
O promotor público, Odair Tramontin, teve um primeiro contato com a região como pré-candidato do Partido Novo. Os roteiros que passou a fazer pelo interior do estado vão servir para coletar informações para a formatação do plano de governo que será apresentado durante a campanha eleitoral. Mas ele não esconde que os exemplo de Minas Gerais, com o governador Romeu Zema, e Joinville, com o prefeito Adriano Silva, servirão de exemplo.
Nos encontros e conversas que teve com apoiadores e pré-candidatos a deputado estadual e federal do Novo, Tramontin disse também que pretende fazer uma campanha propositiva, mas apontando soluções. “A novidade precisa ser consistente”, afirma. “O Novo tem as suas ideias sobre como o poder público pode ser mais útil para a sociedade. Defendemos um estado mais enxuto”, completa.
Confira a entrevista completa:
A pré-candidata a deputada federal Júlia Zanatta (PL) entende que a campanha presidencial tem importantes assuntos para serem discutidos, mas que não tem como fugir da polarização entre bolsonaristas e petistas. “Toda eleição é polarizada. Em qualquer município de dois mil eleitores, a eleição é polarizada. Isso aí é papinho da terceira via que não se viabilizou”, afirma.
Júlia deixou a coordenação regional da Embratur, cumprindo os prazos de desincompatibilização e passando a se dedicar à pré-campanha. Nessa entrevista, ela faz um balanço do período de quase um ano no cargo, fala sobre a permanência na presidência do PL de Criciúma e também sobre temas polêmicos, como o post do ex-deputado Jean Willys, sobre a Schützenfest.
Confira a entrevista completa:
O presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, acredita que a Frente Democrática chegará a uma candidatura única ao governo de Santa Catarina. Atualmente, o PSB tem o senador Dário Berger, como pré-candidato, enquanto que outras siglas têm os seus indicados como Décio Lima (PT) e Fernando Coruja (PDT).
“Vai ter um processo de reconcentração, aqui vamos chegar com uma candidatura única”, afirma.
Vignatti participou na última semana do Congresso Nacional do PSB, realizado em Brasília. O partido vai apoiar a pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT), mas quer ampliar os espaços nos estados. “Queremos ser vanguarda nesse processo, para conter o avanço do Bolsonarismo”, acrescenta.
Confira a entrevista completa:
“Ajudar a reconstruir o Brasil”, esse é o lema do jovem pré-candidato à deputado federal do PT de Criciúma, Pedro Brunel. Com apenas 24 anos, Brunel é o pré-candidato mais jovem da sigla em nível nacional. Atuante em movimentos estudantis, manifestos a favor da bolsa de estudos e investimentos científicos, Brunel, que é coordenador Sul da Juventude do PT, aposta na renovação partidária.
Brunel está fazendo reuniões com apoiadores movidas a café, política e conversa para dessa forma permanecer ativo e ouvir as reivindicações da população. Os próximos encontros serão em Laguna, Forquilhinha e Criciúma.
Confira a entrevista completa:
O vereador de Siderópolis, Pedro Valcir de Souza, conhecido como Sargento Valcir (PP) é pré-candidato a deputado estadual para as Eleições 2022.
Com 30 anos de Polícia Militar, atuando na PM de Nova Veneza, Valcir está no seu segundo mandato como vereador. “Siderópolis já teve outros deputados, tais como, Valmir Comin e Clésio Salvaro. Por isso, estou conversando e dialogando com a população e internamente resolvendo com o partido, qual a melhor alternativa entre mim, entre o vereador criciumense Julio Kaminski ou pelo ex-prefeito de Orleans e atual vereador, Oswaldo Crocetta.
Confira a entrevista:
A professora de Sombrio, Jane Acordi, lançou pré-candidatura ao governo pelo PSOL. Ela integra o coletivo Vamos Juntos que defende uma candidatura própria em Santa Catarina e também no Brasil.
A direção nacional e estadual mantém posição diferente e de apoio ao ex-presidente Lula (PT) e participação na Frente Democrática em SC.
O partido tem Conferência Eleitoral no próximo sábado, 7/5, para definir a tática eleitoral.
Confira a entrevista:
Com a definição do nome de Rodrigo Duzzioni, o Ganso, como pré-candidato a deputado estadual do MDB de Criciúma cai para 31 o número de postulantes na região. O vereador José Paulo Ferrarezi e o médico Aníbal Dário declinam da pré-candidatura para apoiar Ganso que também é o presidente do MDB local. Na região o partido ainda tem outros três pré-candidatos: Karen Moura (Urussanga), Juninho Venturini (Balneário Rincão) e Biriba (Morro da Fumaça).
O agora nome único do MDB de Criciúma diz que ainda deverá buscar um entendimento com os outros pré-candidatos para unir forças e dar mais viabilidade. Ganso também se licenciará da presidência do MDB de Criciúma, ficando com a vice Angela Mello.
Duas vagas na chapa majoritária e dois meses de governo interino. Esta proposta de acordo estaria na mesa de conversas entre o governador Carlos Moisés (Republicanos) e o MDB. Os emedebistas indicariam os pré-candidatos a vice-governador e senador e o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa (MDB), ficaria no cargo de governador interino durante a campanha eleitoral.
O problema é que há uma terceira parte envolvida neste acordo. Para dar certo, além dos envolvidos diretamente, o acerto teria que ter a concordância da atual vice-governadora Daniela Reinehr (PL) em também tirar licença do cargo. “Esta conversa nunca chegou até mim, nunca me chamaram pra nenhuma conversa nesse sentido e se não veio até mim, nem quero comentar. O que percebemos é uma especulação muito grande em torno de nomes que estão vendendo o que não podem entregar”, diz Daniela.
A vice-governadora é no momento pré-candidata a deputada federal, em projeto eleitoral de apoio ao senador Jorginho Mello e reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Lado completamente oposto ao que está Moisés e seus prováveis aliados.
Confira a entrevista no programa Em Dia Com a Cidade.
Sem Eduardo Moreira como pré-candidato a deputado estadual, o MDB da Amrec busca consolidar outros nomes que possam confirmar a disputa. A urussaguense Karen Moura é no momento o nome mais próximo desse objetivo na região. Ela foi, por exemplo, a única pré-candidata da Amrec a participar do encontro preparatório do partido em Florianópolis. O outro representante do sul, foi o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, da Amesc.
Confira a entrevista de Karen Moura no programa Estúdio Cidade.
Rádio Cidade em Dia
Rafael Matos - Coordenador da Rádio Cidade Em Dia. Apresentador dos programas Em Dia Com a Cidade e Estúdio Cidade e comentarista político.