Representantes da cadeia produtiva do carvão (Sindicato Mineiros de Criciúma, Siderópolis, Urussanga e Lauro Muller juntamente com os Sindicatos dos Ferroviários e Eletricitários), vão tentar agendar uma reunião com o governador, Carlos Moisés (sem partido). Na pauta está previsto a discussão do Projeto de Lei que foi encaminhado para a Alesc, que trata dos investimentos em novas tecnologias para o carvão e responsabilidade ambiental. O entendimento é que a definição sobre esse PL poderá dar segurança para os investidores e, consequentemente, para os trabalhadores.
Este encaminhamento foi resultado da reunião realizada ontem, em Criciúma, chamada pela Federação Interestadual dos Mineiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Nós estamos participando de uma campanha com outras entidades e precisamos conversar sobre a importância do nosso setor na economia no sul de Santa Catarina”, disse o presidente da Federação, Genoir José dos Santos, o Foquinha.
A campanha a qual ele se refere é "Carvão Mineral - para um presente seguro e um futuro sustentável", movimento lançado por entidades empresariais que tem como objetivo a valorizar da indústria carbonífera e a geração de energia proveniente dela.
Foquinha participou do programa Em Dia Com a Cidade, desta quinta-feira (14), e salientou a importância do setor carbonífero para o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina, além de enfatizar o poderio energético que o carvão carrega para a região em questão.
Rádio Cidade em Dia
Rafael Matos - Coordenador da Rádio Cidade Em Dia. Apresentador dos programas Em Dia Com a Cidade e Estúdio Cidade e comentarista político.
VER COLUNAS