A convenção da Federação integrada pelo PSOL e a Rede indicou o economista e professor, Afrânio Boppré, para disputar uma vaga no Senado, por Santa Catarina. Além de Boppré, que atualmente exerce o mandato de vereador na Capital, também foram homologados, pelos dois partidos, 25 candidatos e candidatas a deputado estadual e mais 15 que disputarão a Câmara Federal. PSOL e Rede não definiram candidato a governador. A ambientalista, Miriam Prochnow, da Rede, será a primeira suplente, na chapa para o Senado.
Confira entrevista ao Jornal da Rádio Cidade
Afrânio Boppré tem 61 anos. É formado em Economia pela UFSC. Também na UFSC, Afrânio concluiu recentemente o doutoramento em Geografia. Fundou e dirigiu, em Santa Catarina, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (Dieese). Foi professor substituto de Economia na UFSC e de diversas cadeiras na Cesusc.
É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Florianópolis. Em 1996, elegeu-se vice-prefeito de Florianópolis na chapa liderada pelo também professor, Sérgio Grando. Foi deputado estadual entre 2000 e 2006. Em 2005, sai do PT e parte para a construção do recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2012, elegeu-se vereador em Florianópolis. Está em novo mandato na Câmara de Florianópolis, eleito em 2020.
É casado com Maria Cristini, com quem tem um filho, Gabriel.
Rádio Cidade em Dia
Rafael Matos - Coordenador da Rádio Cidade Em Dia. Apresentador dos programas Em Dia Com a Cidade e Estúdio Cidade e comentarista político.
VER COLUNAS