SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Rafael Matos

OAB: Cláudia Prudêncio e Alisson Matos eleitos

25/11/2021 19h26 | Atualizada em 26/11/2021 15h11 | Por: Rafael Matos

A advogada Claudia Prudêncio é a primeira mulher eleita presidente da OAB/SC em 88 anos de história da instituição. Ela saiu vitoriosa das eleições de ontem, com 47,51% dos votos válidos, recebendo 12.797 votos. A chapa de Cláudia tem o advogado criciumense, Rafael Búrigo Serafim, no cargo de Tesoureiro. Esta também será a primeira vez que uma profissional da cidade é eleito para a diretoria. No total foram 28.500 votos na eleição, com comparecimento de 89,87% dos eleitores aptos a votar. Na subseção de Criciúma, a vitória foi de Alisson Matos, chapa que estava alinhada com a vencedora no estado. Foram 995 votos, 66% dos votos válidos, contra 511 (32,7%), da chapa de Luiz Carlos Frederico.

Claudia tem 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. É a atual presidente da CAASC, tendo sido a segunda mulher a alcançar este cargo em 73 anos. Ela também tem mais de duas décadas de atuação no Sistema OAB, onde exerceu diversos cargos. Enquanto sua plataforma de gestão é focada na valorização da classe, com um leque de ações no Programa Mais Honorários no Bolso da Advocacia, a meta de Horn é levar para a OAB nacional as transformações realizadas na OAB catarinense, que a posicionaram como modelo para o País em gestão financeira, eficiência, inovação, tecnologia, suporte aos profissionais e oferta de serviços – hoje, por exemplo, a OAB/SC é superavitária e 100% digital.

“Meu primeiro ato como presidente da OAB de Santa Catarina será aplicar o desconto de 50% da anuidade da jovem advocacia, sem escalonamento”, anunciou Claudia, com referência aos profissionais que têm até cinco anos de inscrição na Ordem. A ampliação de um programa embrionário iniciado na atual gestão também será responsável, na sua gestão, por uma OAB/SC sem cobrança de anuidade, por intermédio do retorno do consumo da classe em empresas conveniadas com a CAASC (sistema de cashback), que já são mais de seis mil estabelecimentos.

Entre as suas principais propostas, estão ainda a instituição de um piso ético regional para a advocacia, a triplicação do valor da tabela de honorários da advocacia dativa, que conta com mais de 9 mil profissionais em atividade no Estado, a criação do SOS Morosidade Judicial, um serviço online à disposição da advocacia para monitorar e cobrar agilidade da tramitação dos processos judiciais em cada vara e comarca, a ampliação dos 33 Escritórios Compartilhados para uso da advocacia, criados na atual gestão, para as 51 Subseções da OAB/SC, e a implementação do Inova Lab OAB/SC, um laboratório de inovação para fomentar novos serviços e criar soluções para os desafios da profissão.

OAB com mais protagonismo nacional

Uma gestão colegiada, profissional e apartidária é o tripé que sustenta a proposta de Rafael Horn para a diretoria da OAB Nacional, cujas eleições ocorrerão em janeiro de 2022. “Precisamos de uma OAB com mais protagonismo nacional, e para isso levaremos ao Conselho Federal as transformações e a forma de gestão que realizamos em Santa Catarina”, destaca. Entre as principais propostas, estão a implementação de eleição direta para escolha do Conselho Federal da OAB, a uniformização do processo eletrônico em todo o País, com adoção do sistema melhor avaliado pela advocacia, a busca de mais espaços para a advocacia catarinense no plano nacional, e articulação para aprovar projeto de lei federal sugerido durante sua gestão na OAB/SC, que suspende os prazos processuais quando o advogado adoece.

Diretoria eleita para a OAB/SC (2022/2024):
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Diretoria eleita para a CAASC (2022/2024):
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Conselheiros federais eleitos por SC:
Rafael Horn (Florianópolis)
Pedro Miranda (Florianópolis)
Maria de Lourdes Bello Zimath - Tuty (Joinville)
Gisele Kravchychyn (Florianópolis)
Rejane Sanchez (Florianópolis)
Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul)

publicidade

Alisson iniciou em 2004 a sua trajetória na advocacia, e desde logo participou dos movimentos e eventos da instituição. Atuou como Conselheiro da Subseção Criciúma, Diretor Tesoureiro e está como Vice- presidente da OAB Criciúma.

Para essa campanha, iniciada a pouco mais de dois meses, foram pautados 5 pilares: defesa das prerrogativas, integração, capacitação, inovação e transparência. 

Alisson defendeu uma OAB de princípios, e não apenas de pessoas. “Como falamos em toda campanha, a OAB deve ser inclusiva, plural, aberta, apartidária, com paridade entre homens e mulheres”, ressalta. Ele também enfatiza a importância de conhecer a estrutura da entidade em sua totalidade. “Conhecer a Ordem é manter os princípios, não um projeto pessoal. Vamos fortalecer comissões, diálogos institucionais, prerrogativas, e dessa forma conduzir uma OAB para todos e de todos”, pontua.

Confira a entrevista que o novo presidente concedeu ao programa Em Dia Com a Cidade desta sexta-feira (26):

Estado
Criciúma ainda conta com seis vagas no Conselho Estadual, representada por Alexandre João, Lucinara Manenti, Moacyr Menezes, Leandro Alfredo da Rosa, Gislaine França e Lilian Falcão dos Reis.
No Estado, a Chapa 101 apoiou a Chapa 4, com os candidatos Claudia Prudêncio, Rafael Horn, Rafael Búrigo e Juliano Mandelli, também vencedora no Estado. 

As eleições para a Subseção Criciúma foram realizadas nesta quinta, 25 de novembro, na sede da OAB em Criciúma, das 9 às 18 horas. Podem votar todos os advogados que estiverem em dia com a anuidade e que compõem a Subseção Criciúma, municípios Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Treviso, Urussanga, Siderópolis e Balneário Rincão.

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.