A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT divulgou nesta sexta-feira (29) uma pesquisa inédita, em parceria com a Kantar Ibope Media, mostrando que 74% dos entrevistados ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. Os dados revelam, ainda, que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.
Sobre a frequência do consumo, 43% ouvem rádio todos os dias, com destaque para o tempo dedicado ao meio: 44% afirmaram ouvir rádio pelo menos 2 horas por dia. A pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94% ouvem a programação das emissoras no dial e 14% na internet. O detalhe é que o público que consome o rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada. Dados internos do portal SCTODODIA também estão identificando essa frequência de acessos.
Os setores que mais cresceram durante a Black Friday de 2020 foram: telecomunicações; turismo; comércio; serviços; imobiliário e eletrônicos. Em 2021, cinco grandes varejistas já começaram suas comunicações focadas na próxima Black Friday.
Essa é uma percepção da edição de outubro do Data Stories/Kantar IBOPE Media, intitulada 'AD to Card: A Publicidade na Black Friday'.
Com dados de 2020 e insights para o que ainda vem por aí, o material traz ainda uma análise sobre os novos hábitos de consumo no ambiente digital, os setores que mais se destacaram e estratégias publicitárias para a data, que já estão em curso.
Os dados do Digital AdSpend 2020/2021, divulgados recentemente, revelam um investimento em publicidade digital de R$ 36,9 bilhões no Brasil em 18 meses – referentes ao ano de 2020 e primeiro semestre de 2021.
O estudo, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, também revela que o período de pandemia da COVID-19 impactou no aumento da familiaridade dos consumidores com as tecnologias e uso das plataformas digitais.
De acordo com o estudo, 56% das pessoas afirmaram que a atual crise com o coronavírus ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia, ao ponto de muitas pessoas experimentarem novas formas de contato: 27% das pessoas fizeram uma chamada de vídeo com amigos pela primeira vez na vida durante a pandemia.
Por isso, 2020 foi o ano que evidenciou a grande relevância do digital para publicidade: R$ 23,7 bilhões investidos em publicidade digital. Mesmo em um ano de crise sanitária e econômica, o investimento publicitário digital cresceu 48% comparado a 2018, quando o último número de Ad Spend foi reportado.
Em 2021, o primeiro semestre indica continuidade de crescimento. Comparando os períodos de Janeiro a Junho de 2020 e 2021, o aumento no investimento em canais digitais é de 25%: 13,2 bilhões investidos em publicidade digital.
Eu precisava falar isso para vocês...
“A vida é uma jornada que se atualiza” é uma reflexão minha dos últimos dias, em virtude de uma conversa com o meu amigo Erick Gazapina.
Explico!
Projetos estão sendo desenvolvidos para o SCTODODIA e nesse processo liguei para ele e entramos em um papo construtivo para a ideia. Até que ele me disse: “Já reparou que eu que sou de vendas estou migrando para a comunicação e você que é de comunicação está migrando para vendas, Regi?”
Eu confirmei com a cabeça sem entender o real peso daquele questionamento. Mas aos poucos a semana foi respondendo aquela pergunta. No trabalho que desenvolvo junto ao Grupo Catarinense de Rádios estou na estratégia, nas disciplinas que ministro para o curso de jornalismo da UNISUL, falo em dados e tomada de decisão. Nas leituras que faço durante a semana há sempre um expert em vendas, no conteúdo que consumo há sempre uma Master Class, quando entro em redes sociais consulto os produtores de conteúdo que são feras, e até a minha tese de doutorado caminhou para a Fórmula de Lançamento de produtos digitais.
Nesse processo estudo muito, sempre trilhando novos aprendizados.
Por isso, precisava falar isso para vocês.
Não importa onde esteja, dê o primeiro passo. A jornada vai se atualizar.
O #TwitterFlightSchool tem novidades e traz cursos para profissionais de ONGs e entidades do Terceiro Setor.
Dentre os conteúdos ofertados está uma 'Introdução ao Twitter', que orientará na configuração da conta, criação da estratégia e em como participar das conversas com segurança.
O curso também trata das Regras do Twitter para proteger a conversa pública e compartilhará práticas recomendadas para manter a conta da ONG segura.
O #TwitterFlightSchool tem novidades e traz cursos para profissionais de ONGs e entidades do Terceiro Setor.
— Twitter Brasil em ???? (@TwitterBrasil) October 15, 2021
O 'Introdução ao Twitter' orientará na configuração da conta, criação da estratégia e em como participar das conversas com segurança.
Segue o fio para saber mais.???? https://t.co/6o6rmM78zG
Este curso no twitter estará disponível globalmente em nove idiomas, incluindo o português, e quem concluí-lo receberá um certificado.
Uma enquete feita pelo portal tudoradio.com revelou o que muita gente já sabe, quando o assunto é informaçã, o rádio é extremamente confiável. Mas e quando o assunto é Covid-19, em um universo digital cheio de fake news? Também há confiança na informação trazida pelo rádio.
Estratégias de Comunicação
Professor universitário, doutorando em Ciências da Linguagem e pesquisador de tecnologia e comunicação. WhatsApp: +5548991913865