Miriam Makeba nasceu na África do Sul em 1932. Sua aparição no documentário "Come Back, Africa" (1959) atraiu o interesse de Harry Belafonte, que nos anos sessenta abriu caminho para novos artistas do público ianque, entre eles a cantora sul-africana Miriam Makeba com quem gravou diversas músicas antiapartheid.
A Mama África também apoiou os Panteras Negras. Sem passaporte, teve que sair dos Estados Unidos, parando na Guiné, onde trabalhou pelo país, e foi agraciada com o Prêmio da Paz Dag Hammarskjöld. Em 1975 participou da independência de Moçambique. Embaixadora da FAO, ativista dos direitos civis, a cantora faleceu em 2008, vítima de uma parada cardíaca aos 76 anos durante um show na Itália.
Makeba, chegou ao topo das paradas mundiais pela música "Pata Pata", lançada em 1967. Aqui no Brasil, produziram diversas paródias que ficaram conhecidas como: "Tá com pulga na cueca".
Regravações brasileiras, do álbum "Alegria, Alegria vol.2" (1968) de Wilson Simonal.
A cantora brasileira Daúde popularizou sua versão de "Pata Pata", com participação de Carlinhos Brown.
Para quem aprecia ritmos que nascem da alma, a trilha sonora de Makeba é uma experiência que deve ser explorada com gosto. Aproveite a sensação!
Abaixo, a reciprocidade da cantora com a música brasileira, cantando "Chove Chuva" de Jorge Ben Jor e "Oxgam" de sua autoria.
Monte Carlo Criciúma
Comunicadora na Rádio MonteCarlo FM - Entusiasta das artes e de boas ações.
VER COLUNAS