SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021

COLUNISTAS

Sharen Freitas

"Tá com pulga na cueca!". Quem foi Miriam Makeba?

29/09/2021 10h18 | Atualizada em 29/09/2021 14h29 | Por: Sharen Freitas

Miriam Makeba nasceu na África do Sul em 1932. Sua aparição no documentário "Come Back, Africa" (1959) atraiu o interesse de Harry Belafonte, que nos anos sessenta abriu caminho para novos artistas do público ianque, entre eles a cantora sul-africana Miriam Makeba com quem gravou diversas músicas antiapartheid.

publicidade

A Mama África também apoiou os Panteras Negras. Sem passaporte, teve que sair dos Estados Unidos, parando na Guiné, onde trabalhou pelo país, e foi agraciada com o Prêmio da Paz Dag Hammarskjöld. Em 1975 participou da independência de Moçambique. Embaixadora da FAO, ativista dos direitos civis, a cantora faleceu em 2008, vítima de uma parada cardíaca aos 76 anos durante um show na Itália.

 

Makeba, chegou ao topo das paradas mundiais pela música "Pata Pata", lançada em 1967. Aqui no Brasil, produziram diversas paródias que ficaram conhecidas como: "Tá com pulga na cueca".

 
 

Regravações brasileiras, do álbum "Alegria, Alegria vol.2" (1968) de Wilson Simonal.

 
 

A cantora brasileira Daúde popularizou sua versão de "Pata Pata", com participação de Carlinhos Brown.

 
 

Para quem aprecia ritmos que nascem da alma, a trilha sonora de Makeba é uma experiência que deve ser explorada com gosto. Aproveite a sensação!

 

Abaixo, a reciprocidade da cantora com a música brasileira, cantando "Chove Chuva" de Jorge Ben Jor e "Oxgam" de sua autoria.

 
 

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.