Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Cultura

XXI Feira do Mel de Santa Catarina acontece nesta semana

Evento acontece de 11 a 14 de maio nas ruas do centro de Florianópolis

Florianópolis- SC, 10/05/2022 17h14 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Em Dia
Foto: Cristina Gallo

Depois de dois anos no mundo virtual, por conta da pandemia, a Feira do Mel de Santa Catarina retorna para as ruas do centro de Florianópolis e realiza sua 21ª edição no Largo da Alfândega, de 11 a 14 de maio, cheia de novidades. A feira vai ter 50 metros de comprimento, onde 19 produtores vão expor seus méis e derivados. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Sebrae-SC e prefeitura de Florianópolis. A abertura oficial vai acontecer no dia 11, às 10hs, no corredor da Feira.

A FAASC vai realizar esse ano uma campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos. Pela feira costumam passar em torno de 10 mil pessoas diariamente e a federação quer incentivar a solidariedade nos visitantes. As doações poderão ser deixadas no estande da FAASC durante os dias da feira. As roupas e alimentos arrecadados serão encaminhadas para o Lar Recanto do Carinho e para o Asilo Irmão Joaquim, ambos em Florianópolis.

A Epagri, uma das organizadoras da Feira, fará a apresentação de seus trabalhos na área de apicultura e meliponicultura, exposição de Plantas alimentícias Não Convencionais (PANCs) e pintura com tintas ecológicas – Cores da Terra. Para as crianças que quiserem conhecer um pouco mais sobre o universo das abelhas e seus produtos, a Epagri vai realizar um passeio na feira. Além disso, haverá distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica.

No passeio técnico um especialista vai explicar como as abelhas produzem o mel, quais os tipos de méis, os produtos das abelhas, a importância da abelha para o meio ambiente e para a sociedade, entre outros. Os passeios técnicos vão acontecer na quarta, 11, quinta, 12, e sexta, 13, entre 11h e 16h, e sábado, às 10h, com duração de 20 a 30min. Para participar, inclusive grupos de escolas que costumam visitar a feira, basta estar no local nos horários disponíveis.

Uma das novidades deste ano é a exposição de uma maquete da Ponte Hercílio Luz, feita todinha de biscoito de mel. A obra é de Valkíria Buss, que trabalha com a produção de biscoitos. Ela também vai oferecer uma oficina gratuita de confeito de biscoito de mel. A oficina vai acontecer na quarta, quinta e sexta, das 10h às 12h, e das 14h às 16h, com duração de 20min cada. Serão quatro pessoas por oficina e a participação será por ordem de chegada.

O presidente da Faasc, Ivanir Cella, participou do programa A Casa é Sua desta terça-feira (10) e contou detalhes sobre o evento.

 

publicidade

 

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.