Sexta-feira, 24 de maio de 2024
Cultura

51º Festival de Cinema de Gramado acontece no próximo mês

A edição deste ano trará algumas alterações em relação ao formato habitual

07/07/2023 15h53 | Por: Redação

Gramado se prepara para receber o 51º Festival de Cinema, que terá início no dia 11 de agosto, uma sexta-feira, com uma programação especial. A edição deste ano trará algumas alterações em relação ao formato habitual, devido à falta de recursos da Lei de Incentivo à Cultura. Com um orçamento reduzido em aproximadamente 25%, o festival será mais compacto, mas continuará apresentando produções de alta qualidade.

O primeiro dia do festival será dedicado à comunidade gramadense, com duas sessões da Mostra Infantil e a tradicional apresentação de conteúdo produzido pelos alunos do projeto Educavídeo. Essas exibições ocorrerão no Palácio dos Festivais. No sábado, dia 12 de agosto, a Rua Coberta será o palco da abertura oficial do evento, seguida pela primeira sessão dos Curtas-Metragens Gaúchos em competição, à tarde, e pela sessão noturna, que contará com o Filme de Abertura e o primeiro Longa-Metragem Brasileiro em competição.

Uma das novidades desta edição é a mostra especial voltada para o gênero documentário. No ano passado, essa mostra foi transmitida exclusivamente pelo Canal Brasil, mas neste ano os filmes selecionados também serão exibidos no Palácio dos Festivais. A equipe curatorial, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario, pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil e pelo ator e diretor Caio Blat, escolherá até cinco longas documentais para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em Longa-Metragem Documental, o Kikito.

O festival recebeu um número recorde de inscrições para a mostra de Longas-Metragens Documentais, totalizando 145 títulos. Entre as diversas categorias do festival, essa foi a que mais recebeu inscrições. Os filmes selecionados serão exibidos diariamente no Palácio dos Festivais e transmitidos pelo Canal Brasil.

Uma das novidades mais esperadas é a estreia mundial da série "Novo Cangaço", que será exibida pela primeira vez durante o festival. Essa será a primeira vez que uma série será apresentada no Festival de Cinema de Gramado, marcando uma nova tendência para o evento. O curador Marcos Santuario ressaltou a importância de acompanhar as mudanças e os avanços tecnológicos no campo do audiovisual.

Apesar de não ter sido contemplado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do governo do Estado, o festival receberá um apoio de R$ 1 milhão do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet. Mesmo com o corte no orçamento, as autoridades enfatizaram a importância do festival para a cidade de Gramado, destacando seu impacto na economia local e na divulgação do município.

Com todas as dificuldades enfrentadas, a organização do 51º Festival de Cinema de Gramado está empenhada em proporcionar uma grande edição, mantendo a tradição de excelência que o festival possui. As produções selecionadas prometem cativar o público, e a cidade respirará cinema durante os dias do evento, que acontecerá de 11 a 19 de agosto.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.