Terça, 16 de abril de 2024
Cultura

Descubra as origens internacionais das Festas Juninas e surpreenda-se com as diferentes tradições mundo afora

Conheça as festas juninas ao redor do mundo e desvende os segredos por trás dessa tradição global que encanta milhões de pessoas todos os anos

Florianópolis, 17/06/2023 07h29 | Por: Redação
Foto: Pixabay/SCTodoDia

As festas juninas são uma tradição muito comum em todo o Brasil, mas elas não têm origem aqui. Na verdade, foram trazidas para o país por colonizadores europeus. O sexto mês do ano, junho, reserva uma das principais festividades do calendário de comemorações populares no Brasil: as festas juninas. Ao mencionar esse assunto, logo nos vem à mente o som das sanfonas, triângulos e zabumbas que animam as cantigas e os dançarinos das quadrilhas.

Se você é um apreciador da culinária, provavelmente sentirá água na boca ao pensar em pamonhas, bolos de milho, canjica, pinhão, milho cozido, caldos, cachorro-quente, quentão, amendoim, paçoca, espetinhos e muitas outras delícias típicas das festas juninas. Essas festividades estão tão enraizadas em nossa cultura popular que parecem ser uma tradição exclusivamente brasileira. No entanto, sua origem remonta a povos de outros continentes e existem há séculos.

As festas juninas têm suas raízes em festividades pagãs e celebrações religiosas que aconteciam na Europa em homenagem ao solstício de verão. Os povos celtas, por exemplo, realizavam rituais para marcar a passagem do inverno para o verão, agradecendo aos deuses pela fartura da colheita e pedindo proteção contra os espíritos malignos. Com a expansão do cristianismo, a Igreja Católica incorporou essas celebrações ao calendário cristão, associando-as aos santos populares, como São João, São Pedro e Santo Antônio.

Ao longo do tempo, os brasileiros de todas as regiões do país fizeram adaptações para tornar as festas juninas únicas e autênticas. Atualmente, essas festividades atraem até mesmo turistas estrangeiros, principalmente para o Nordeste, a cada ano.

publicidade

Vários países também realizam festas populares nessa época utilizando costumes locais. Conheça algumas delas.

  • No Canadá, as festas juninas são realizadas em cidades que receberam a colonização francesa. Nessa data, ocorrem grandes desfiles e são acesas fogueiras. Uma oportunidade imperdível para os visitantes é experimentar o poutine, um prato tradicional da região feito com batata frita, queijo e molho de carne.
  • Na Espanha, as festas juninas também não passam despercebidas. Os espanhóis realizam desfiles com bonecos e cavaleiros, além de fogos de artifício e diversas apresentações culturais. Na Catalunha, uma comida típica dessa data é a Coca de San Juan, uma massa assada no forno.
  • Na Noruega, o dia de São João é conhecido como Sankthans. Nessa tradição norueguesa, o destaque fica por conta do acendimento de grandes fogueiras. Durante muitos anos, o país deteve o recorde no Guinness Book da maior fogueira do mundo, com a impressionante altura de quase 50 metros. Atualmente, o recorde pertence à Áustria.
  • Portugal celebra junho como o mês das Festas dos Santos Populares. Essa festa colorida conta com balões, fogos de artifício e uma tradição especial: oferecer um vasinho de manjerico, uma planta semelhante ao manjericão, para o pretendente amoroso. Entre as comidas típicas estão o caldo verde e a sardinha assada.
  • A Rússia também possui uma celebração especial, a noite de Ivan Kupala. Essa festividade, com origens eslavas, envolve rituais e cerimônias ao redor de fogueiras, buscando purificação e afastamento dos males. A tradição inclui ficar acordado durante a noite mais curta do ano, afastando os maus espíritos.
  • Na Suécia, o solstício de verão é celebrado como uma das festas mais importantes do ano. As mesas são repletas de peixes, como salmão e arenque, além de doces de morango e bebidas alcoólicas variadas, como snaps ou aquavit. As cidades e parques ficam repletos de pessoas que preparam guirlandas de flores, dançam folclore e vestem trajes típicos.

Embora as festas juninas sejam fortemente associadas ao Brasil, é fascinante descobrir como diferentes culturas adaptaram essas celebrações ao seu próprio contexto, preservando tradições antigas ou criando novas. Essa diversidade nos mostra a importância das festas juninas como um momento de alegria, união e resgate cultural em várias partes do mundo.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.