Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Cultura

Dia do Índio: "Temos uma dívida histórica que precisa ser corrigida", afirma professor

O Dia do Índio é celebrado, nos países americanos, em 19 de abril. Essa data foi escolhida em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Neste ano, a data é marcada por manifestações

Brasil, 19/04/2022 14h59 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão/Rádio Cidade Em Dia
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Cerca de 6 mil indígenas participaram do ato "Ouro de sangue: marcha contra o garimpo que mata e desmata", em Brasília, no início do mês, eles defendem a demarcação de territórios e protestam contra a chamada "agenda anti-indígena", por projetos de lei que libera a exploração de terras, o licenciamento ambiental e o uso de agrotóxicos. As manifestações acontecem justamente no mês em que se comemora o Dia do Índio, que será celebrado no dia 19 de abril.

“Nada mais é do que a comemoração de uma reunião ocorrida em 1940, essa reunião era sobre pautas indigenistas interamericano e foi lá que políticas públicas foram instauradas.”, diz o professor de sociologia Glauco Moretti. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira. A população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes.

Os povos indígenas estão espalhados por todo o Brasil e não apenas na Floresta Amazônica e em áreas rurais remotas. Mais de um terço da população indígena do Brasil, ou seja, 315 mil indivíduos, vivem em áreas urbanas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado no ano de 2010. O professor ressalta que a comunidade é considerada uma minoria.

“O índio se tornou uma minoria e sendo uma minoria, há preconceitos sobre a evolução do povo. É lamentável ver povos indígenas sendo expurgados, como os Yanomami”, diz o professor. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população indígena em 1991 era de cerca de 295 mil pessoas, já na última pesquisa (2010) era de cerca de 818 mil.

 

publicidade

O programa A Casa é Sua desta terça-feira (19), trouxe o professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e integrante do Neabi, Juliano Bitencourt Campos e o primeiro indígena a integrar os programas de Pós-Graduação da Unesc, Fabiano Alves para comentar sobre a importância da data para o povo nativo.

 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.