SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Sábado, 22 de janeiro de 2022
Cultura

Filme sobre assalto ao trem pagador no Vale do Contestado será exibido pela TV COM Brasil

Trem Pagador integra uma série de filmes ferroviários que serão exibidos pelo canal.

São Paulo - SP, 19/12/2021 13h05 | Atualizada em 20/12/2021 09h17 | Por: Redação | Fonte: Virtual Pictures
Foto: Divulgação

Uma parceria entre produtores audiovisuais catarinenses e a direção da TV Com Brasil, vai levar ao ar em dezembro, uma série de exibições de documentários sobre ferrovias e futebol. A iniciativa anunciada pelo cineasta Ernoy Mattiello, integra a cooperação da Proeza Audiovisuais de Júnior Padilha, a VMS Produções de Vilmar Sartori e a marca Virtual Pictures, de propriedade do diretor.

Ao longo das semanas, à cada segunda feira, às 11h da manhã, o canal exibirá uma das obras dos autores. Nesta segunda-feira (20), o canal abre espaço para o Primeiro Assalto ao Trem Pagador.  O filme traz divergências dos contos populares e a oficialização dos fatos sobre o primeiro assalto a um trem pagado, registrado no Brasil. O fato teria ocorrido em 24 de outubro de 1909, um domingo, na Região do Contestado em Santa Catarina, local onde mais tarde se originaria o município de Pinheiro Preto. Naquele dia o ex-combatente da Revolução Federalista, José Antônio de Oliveira, então empreiteiro e construtor da Ferrovia do Contestado, entraria para a história como executor do primeiro assalto ao Trem Pagador.

 

publicidade

Homenagem

As veiculações feitas pela TV Com Brasil, receberam o nome de Festival Batista Souza de Cinema Nacional, uma homenagem ao imigrante gaúcho, que nasceu em Montenegro (RS) e residiu na comunidade de Zonalta, em Piratuba (SC). Batista também é personagem que inspirou os principais documentários.  

O acordo celebrado com o diretor do canal, Fernando Mauro Trezza, prevê ainda a possibilidade de reprise das obras, as quais devem ocorrer ao longo da programação.  

A TV COM Brasil, é uma rede de televisão pública e comunitária, operada a partir de São Paulo (SP). A emissora, gerada pela Associação Brasileira de Canais Comunitários, está presente nas principais operadoras de televisão por assinatura do país.
  
Saiba como sintonizar:
Oi TV Canal 28
Sky Brasil Canal 28
Claro TV Canal 03
Vivo TV Canal 239
Nossa TV Canal 20

OUÇA NOSSAS RÁDIOS

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
48 3045.5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.