Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Cultura

Um lugar de memórias: conheça um dos mais completos arquivos históricos do Sul de SC

Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti está localizado em Tubarão e reúne milhares de documentos que contam a história do município

Tubarão, 30/05/2024 08h15 | Por: Matheus Machado
Foto: Reprodução

Assim como nós humanos, guardamos acontecimentos relevantes em nossa memória, as cidades também têm o seu local de armazenamento de histórias. O objetivo de um arquivo histórico municipal é permanente e vai localizar, organizar, preservar e recuperar documentos públicos ou privados que fazem parte da trajetória de uma cidade.

Com mais de 30 mil itens guardados, o Arquivo Histórico Municipal Amadio Vettoretti, localizado em Tubarão, é considerado um dos arquivos mais completos do Sul de Santa Catarina. O acervo do local conta com documentos históricos inéditos, desde o século XIX. Dentre os documentos estão, por exemplo, a primeira edição do primeiro jornal do município, o Vanguarda, distribuído em 1897.

Atas da Câmara de Vereadores do século XX e muitos outros documentos que servem como fonte de pesquisa estão disponibilizados no local. Jucinéia Torres Corrêa, diretora do Arquivo Histórico, destaca que dentre os itens mais procurados está a hemeroteca, que são as coleções ou conjuntos organizados de periódicos. "Segundo alguns dados, nosso arquivo é um dos mais completos do Sul do Estado. Nós temos uma média de 30 mil edições de periódicos, desde jornais do século XIX, projetos de leis, e documentos do fórum, que dão muito procurados por descendentes de imigrantes", ressalta a diretora.

Ela ainda confirma que o local aguarda por uma reforma em sua estrutura e que deve ocorrer em breve, segundo informações repassadas pelo Poder Executivo, que já autorizou a obra. Jucinéia ainda destaca que um dos maiores desafios do Arquivo é a preservação e restauração dos documentos, já que os custos são muito altos. "Atualmente nossa equipe já está em curso de qualificação em parceria com o Museu Ferroviário. Estamos confiantes e colocaremos em prática todo o aprendizado. Vai trazer muitos benefícios para nossa cidade e para o desenvolvimento da cultura", afirma a diretora.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.