Quarta-feira, 19 de junho de 2024
Economia

CNPS aprova redução nos juros de empréstimos para beneficiários do INSS

Redução segue orientação do Ministério da Previdência Social

Florianópolis - SC, 11/01/2024 16h54 | Por: Redação | Fonte: Diário Oficial da União
Foto: Meramente ilustrativa/Reprodução SCTodoDia

Nesta quinta-feira (11), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução na taxa máxima de juros aplicada em empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O teto para empréstimos consignados convencionais, com desconto em folha de pagamento, foi ajustado de 1,80% ao mês para 1,76% ao mês.

Para operações nas modalidades de cartão de crédito e cartão consignado de benefícios, a taxa máxima de juros foi reduzida de 2,67% ao mês para 2,61% ao mês. Bancos e instituições financeiras que oferecem essa linha de crédito devem respeitar os novos limites estabelecidos pelo CNPS. O novo teto entrará em vigor oito dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A proposta de redução foi apresentada pelo Ministério da Previdência Social, que defende a correlação entre as reduções do teto do consignado e os cortes na Selic, a taxa básica de juros da economia. No entanto, a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) argumenta que a Selic não é o melhor indicador para essa redução, pois não reflete o custo básico de operação dos bancos, o que poderia tornar a operação inviável ao longo de 2024. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central já reduziu a Selic em 0,5 ponto percentual em dezembro.

publicidade

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.