SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
Economia

Dia das Crianças: Procon de Tubarão dá dicas ao consumidor

Com o Dia das Crianças chegando, o Procon de Tubarão aproveita para dar dicas ao consumidor na hora de comprar os presentes, seja em loja física ou virtual.

Tubarão, 11/10/2021 07h45 | Por: Lara Silva | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Lara Silva/Rádio Cidade Tubarão

Levando em consideração que muitas pessoas estão procurando o melhor presente de Dia das Crianças para seus filhos, é importante ficar atento às orientações na hora de fechar a compra. A diretora de fiscalização do Procon de Tubarão, Bruna Duarte, explica que, em se tratando de brinquedos, que são os itens mais procurados na data, precisa ser verificado o selo do Imetro, que é de identificação e conformidade. "Todos os brinquedos têm a obrigatoriedade de ter esse selo para crianças de até 14 anos. É importante que o consumidor esteja atento à faixa etária do brinquedo que ele vai comprar, se condiz com a idade da criança", comenta.

Segundo ela, as compras on-line também são motivos de atenção redobrada. "O consumidor precisa estar atento ao site que está adquirindo, se tem o cadeado, que seria mais seguro, para consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal, ver se é ativa ou já está baixada. É importante ver se tem endereço e algum telefone para contato. Consultar o valor do frete e prazo de entrega também são fundamentais", admite.

publicidade

Quando a compra acontece em loja física, Bruna dá dicas quanto à política de troca, visto que o estabelecimento não é obrigado a trocar imediatamente o produto adquirido. "Quando o consumidor adquire um produto que estraga, o fornecedor tem um prazo de até 30 dias para reparar. Se não reparar, o consumidor tem direito a um produto novo, devolução do valor ou o abatimento proporcional do preço", garante.

Caso a loja aceite o pagamento no crédito ou débito, não pode exigir um valor mínimo no cartão. A coordenadora de fiscalização explica qual a alternativa nesses casos. Ela ainda fala sobre o monitoramento que o Procon realiza em relação aos preços. "O estabelecimento pode fazer diferenciação de valor conforme modalidade de pagamento. Então se o pagamento for à vista, pode ser um valor, e se for em cartão, outro. Mas essa informação precisa estar na placa", finaliza.

Se o consumidor se sentir lesado durante as compras, pode entrar em contato com o Procon, através do número 3621-9818 ou pelo e-mail procon@tubarao.sc.com.br. A orientação é que todas as pessoas sempre solicitem a nota fiscal.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.