Sexta-feira, 12 de abril de 2024
Economia

Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos

Documento é necessário para a declaração do Imposto de Renda

Brasil, 26/02/2024 11h42 | Por: Redação | Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil/Reprodução-SCTodoDia

Os empregadores, bancos e corretoras de valores têm até quinta-feira (29) para enviar aos funcionários e clientes os informes de rendimentos de 2023, essenciais para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, cujo prazo de entrega sem multa ocorre de 15 de março a 31 de maio.

A obrigação de fornecer os comprovantes estende-se a planos de saúde individuais, fundos de pensão e servidores públicos federais, que podem obter o informe pelo site ou aplicativo SouGov.br. Os documentos devem incluir detalhes dos rendimentos, descontos para a Previdência Social e Imposto de Renda retido na fonte, contribuições para previdência complementar e aportes para plano de saúde coletivo.

A disponibilização dos informes pode ser realizada pelos Correios, e de forma digital por e-mail, internet ou intranet. Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, a orientação é procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Em caso de erros ou divergência de dados, é necessário solicitar um novo documento corrigido.

publicidade

 A Receita Federal aconselha os contribuintes a guardarem os informes de rendimentos por pelo menos cinco anos, e essa regra se aplica também a outros documentos que comprovem as informações prestadas. A declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos em 2023.

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.