Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Economia

Falta de mão de obra qualificada em Tubarão: "Pensamos em lançar cursos", admite presidente da CDL

A falta de mão de obra qualificada, desde os setores mais básicos de serviço, é uma das preocupações de entidades de Tubarão. Um exemplo é a CDL, que pretende firmar parcerias para, em 2022, oferecer capacitações para o comércio local.

Tubarão, 25/10/2021 07h25 | Por: Redação | Fonte: Rádio Cidade Tubarão
Foto: Reginaldo Osnildo/Rádio Cidade Tubarão

Divulgada pelo IBGE no fim de agosto, a taxa de desempregados no Brasil, no segundo trimestre deste ano, chega a 14,4 milhões de pessoas. Ainda assim, as empresas lidam com uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados em diversos setores. Um deles é o comércio. Em Tubarão, o presidente da CDL, Rafael Silvério, afirma que encontrar mão de obra qualificada tem sido um problema para muitos empresários. Segundo ele, às vezes são qualificações mínimas, como atendimento ao público. "Com a pandemia, muitas pessoas passaram a receber o auxílio emergencial e se acomodando. Foi percebido que muitas pessoas deixaram de buscar emprego, porque estavam recebendo esse auxílio. Sem receber esse recurso, vão precisar se qualificar. Essa é a nossa preocupação", admite.

Para o próximo ano, Rafael explica quais os planejamentos da CDL de Tubarão em relação à capacitação para mão de obra. "Nós temos nos preocupado com isso e estamos pensando em fazer, em parceria com entidades de ensino, cursos básicos de qualificação. Isso já supriria, por exemplo, a necessidade de quem está procurando emprego, mas não consegue por não ter a capacitação exigida", garante.

publicidade

Em todas as áreas, a agente de mercado, Natasha Jerônimo Schmidt, afirma que, antes de lançar os cursos, a instituição precisa realizar pesquisas com as empresas da cidade. A oferta deve seguir a necessidade de cada região. "Nós estamos iniciando o curso de Técnico em Vendas, que tem a parte de inteligência emocional, psicologia de vendas, atendimento, que a nossa região tem bastante dificuldade. Um bom vendedor é aquele que escuta e uma boa venda é aquela que o cliente não identifica como venda e sim que atendeu sua necessidade", explica.

Para estimular a capacitação profissional, a Prefeitura de Tubarão também tem o Programa Geração 2050, que beneficia alunos da rede municipal com curso na área tecnológica.

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.