SCTODODIA - Ligados em tudo

Escolha a sua região:

Aprenda a acumular milhas >FAZER O CURSO!
Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024
Economia

Falta de qualificação é uma barreira para quem busca uma oportunidade de emprego

Vagas na região Sul de Santa Catarina se acumulam por falta de pessoas capacitadas para ocupar os cargos disponíveis

Criciúma - SC, 28/11/2021 21h46 | Por: Maiquel Machado
Foto: Divulgação

Apesar do recuo da taxa de desocupação para 13,2% no trimestre encerrado em agosto, uma redução de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre até maio (14,6%), o indicador corresponde a 13,7 milhões de pessoas em busca de um trabalho no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada recentemente pelo IBGE. 

O Sine (Sistema Nacional do Emprego) oferece 9.903 vagas de emprego para quem deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho em Santa Catarina. Na região Sul do Estado, são quase 1.100 vagas abertas e muitas destas sendo ofertadas há várias semanas e sem candidatos para ocupá-las. Sem contar as vagas oferecidas por agências de emprego ou diretamente pelos empregadores, que pode fazer esse número dobrar ou aumentar ainda mais. 

Segundo o administrador, professor e responsável pela  página do Instagram @recrutamentoscri, Renan Ribeiro Adão, a falta de qualificação é um empecilho para muitos candidatos que buscam vagas no mercado de trabalho. “Realmente a dificuldade é real, temos muitos candidatos,  porém a grande maioria não cumpre todos os requisitos necessários para a vaga”, explica o professor. 

A pandemia pode ter contribuído para que muitas pessoas desconsiderassem os estudos como prioridade. “Boa parte, creio que seja influência da pandemia, quando muitos deixaram cursos profissionais,  faculdades e até mesmo de concluir o Ensino Médio por falta de emprego”, pontua Adão.

publicidade

Com um conteúdo voltado para a divulgação de vagas, elaboração de currículos e dicas para quem busca uma oportunidade de emprego, página @recrutamentoscri alcançou rapidamente um grande público interessado nestes temas e desta forma ajuda muitas pessoas a encontrarem uma vaga, ao mesmo tempo que consegue identificar muitas peculiaridades do mercado de trabalho da região Sul do Estado. 

“Agora a retomada a qualificação é fundamental, temos instituições reconhecidas na região para conclusão do Ensino Médio, Graduação e cursos profissionalizantes com investimentos bem acessíveis” salienta o administrador, que atua há 17 anos no setor industrial. 

Portanto, é cada vez mais importante priorizar a qualificação para buscar melhores oportunidades de emprego. “Outra forma de qualificação são os cursos online, muitos gratuitos que podem ajudar a compor o currículo e aumentar as chances de retorno ou ingresso no mercado de trabalho. Mas sem dúvidas a qualificação é fundamental.” destaca o profissional. 

Leia mais

SCTODODIA - Ligados em tudo Grupo Catarinense de Rádios
Alfredo Del Priori, 430 Centro | Criciúma - SC | CEP: 88801630
(48) 3045-5144
SCTODODIA - Ligados em tudo © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.